Os pacientes que procuram o atendimento de saúde no HCC estão passando poucas e boas. Há dias, o Raio-X da Unidade e Pronto Atendimento está com o equipamento de radiografia quebrado e o conserto ainda não aconteceu por falta de peças.
Os pacientes que necessitam urgente do exame, são encaminhados para clínicas terceirizadas na prefeitura. Já os pacientes que tem encaminhamento pelos postos de saúde, estão sendo orientados a fazer particular ou entrar na fila da regulação do estado, que pode levar meses.
O sistema que mostra a lista de espera de saúde do Município de Camboriú, não tem disponível quantas pessoas esperam por um exame de Raio-X.
RAIO-X NOVO
No final de 2022, a Prefeitura de Camboriú, através do Fundo Municipal de Saúde, adquiriu, entre outros equipamentos, um novo aparelho de Raio-X no valor de R$ 227.000,00, para atender tanto ao Pronto Atendimento do HCC quanto a demanda dos moradores da cidade.
A licitação foi homologada em fevereiro de 2023 e, segundo a publicação da Prefeitura no site oficial e nas redes sociais, os equipamentos foram entregues no mês de maio. Já a Nota Fiscal do equipamento foi emitida dia 04 de abril.
O problema é que, mesmo tendo sido entregue há meses, o equipamento ainda não foi instalado e segue no mesmo lugar dentro das caixas.
NA CAIXA
O equipamento de raio-x, novo, ainda está dentro da caixa, em um dos corredores do Hospital, enquanto a população está desassistida para a realização do exame de imagem.
Segundo o jornalista Calebe Moreno, no programa “Bote a Boca no Trombone”, da Rádio Menina, a secretária de saúde teria dito que o processo de licitação para a instalação do equipamento está em andamento.
Acontece que o edital já prevê a instalação do equipamento e treinamento de pessoal, conforme o item 2.4 do Termo de referência do Pregão Eletrônico 52/2022.
JÁ FOI PAGO, SEM INSTALAR
Buscando informações junto ao Portal da Transparência do Município de Camboriú, a reportagem verificou que o equipamento já foi pago para a empresa, mesmo ela não tendo realizado a instalação e nem o treinamento.
O pagamento foi feito no dia 26 de julho de 2023, para a licitante ganhadora do pregão, a Lotus Indústria e Comércio LTDA, que também fabrica o equipamento.
Também no Portal da Transparência do Município, não foi encontrado nenhum processo licitatório em aberto para o serviço de instalação.
Em contato com a empresa Lotus Indústria, a reportagem questionou sobre a instalação mas, até o fechamento desta matéria, não recebemos resposta.
Enquanto isso, a população segue sem poder realizar o exame.