Comércio de SC tem aumento de 4,9% nas vendas de Natal

O comércio de Santa Catarina registrou um crescimento de 4,9% este ano nas vendas relacionadas ao Natal em comparação com 2018, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). O estudo foi feito com os comerciantes já a partir de quarta-feira (25) e divulgado na tarde desta sexta (27). O gasto médio com presentes foi de R$ 174,25.

De acordo com o levantamento, os produtos mais procurados foram roupas, calçados, cosméticos, brinquedos e acessórios. Essas mercadorias corresponderam a 44% da preferência dos compradores. A mesma porcentagem foi escolhida para o pagamento com o cartão de crédito, utilizado pela maioria dos consumidores para a compras de Natal.

O levantamento corresponde ao período de vendas entre 16 e 24 de dezembro, segundo a FCDL/SC. Para o presidente da federação, Ivan Tauffer, a liberação dos saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o 13º salário contribuíram para o crescimento nas vedas.

A pesquisa com os comerciantes foi feita nas 20 cidades do estado com maior potencial de consumo de acordo com a FCDL/SC: Florianópolis, Palhoça, Joinville, Itajaí, Navegantes, São José, Blumenau, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Lages, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Joaçaba, Mafra, São Bento do Sul, Gaspar, Balneário Camboriú, Concórdia e Brusque.

Também para o presidente da federação, o resultado nas vendas indica que os comerciantes podem se manter otimistas em relação a 2020.

Comente Abaixo