Comissão de Saúde aprova política de atendimento às crianças com gastrostomia

A Comissão de Saúde, em reunião realizada nesta quarta-feira (16), aprovou o Projeto de Lei (PL) 269/2015, que institui a Política Estadual de Atendimento às Crianças com Gastrostomia. O projeto, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), visa a assegurar a crianças submetidas ao procedimento de gastrostomia (cirurgia feita no estômago para introdução de alimentos ou esvaziamento do estômago) direitos como atenção à saúde, inclusão social nas escolas e outros programas e ações integrantes do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O projeto foi relatado na Comissão de Saúde pelo deputado Dalmo Claro (PSD), que destacou a importância de assegurar assistência do Estado às crianças nesta condição especial.  “É preciso assegurar atendimento, de forma integral, a esses pacientes”, enfatizou. Com a aprovação na Comissão de Saúde, o projeto agora está apto para votação em plenário.

Por solicitação da presidente, deputada Ana Paula Lima (PT), a Comissão de Saúde também aprovou a realização de uma audiência pública sobre o funcionamento dos mamógrafos. A audiência será no dia 24 de novembro, às 10 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa. Devem participar da audiência entidades que atuam na prevenção ao câncer de mama e a responsável pela área na Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt.

Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL
Comente Abaixo