Como será a chuva no Brasil nos próximos 15 dias?

Uma nova frente fria avança rapidamente sobre o Sul e o Sudeste do Brasil até a quinta-feira e vem associada com uma massa de ar frio polar de forte intensidade, para os padrões normais de dezembro.

A passagem desta frente fria não vai provocar muita chuva no Sul, mas vai estimular o aumento da instabilidade sobre a maioria das áreas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. São Paulo e Mato Grosso do Sul ficam terão pancadas de chuva na passagem desta frente, mas a maior instabilidade da semana ficará sobre os demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Esta frente fria vai chegar ao sul da Bahia e vai ajudar a provocar chuva neste estado. Além disso, a circulação dos ventos na alta atmosfera, em torno de 10 km de altitude, vai forçar o espalhamento do ar úmido e quente sobre uma grande porção do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e até do Nordeste.

Mas no período de 15 a 22 de dezembro, uma grande e forte massa de ar polar vai predominar sobre a costa do Sul e do Sudeste. Isto vai reduzir bastante a chuva neste período.

As condições para chuva voltam a aumentar só a partir do dia 23 de dezembro, quando as áreas de instabilidade de uma nova frente fria chegam ao Sul do Brasil

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a chuva no Brasil para os próximos 15 dias, até o dia 27 de dezembro.

Fonte: ClimaTempo

Comente Abaixo