Confira os serviços preparados para o feriadão de Carnaval em BC

A maior festa popular do país promete movimentar os foliões em Balnéario Camboriú. Ao todo, serão cinco dias de festa, com shows no palco montado na Praça Almirante Tamandaré, e desfile de blocos e trios elétricos na Avenida Atlântica – com início na Rua 2000 e chegada na praça central. A programação começa nesta sexta-feira, dia 21, e segue até terça-feira, dia 25.

Conforme o decreto nº 9.775, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú comunica que nos dias 24, segunda-feira, e 26, quarta-feira até as 12h, será ponto facultativo aos órgãos municipais. Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, é feriado nacional.

Importante frisar que os serviços considerados essenciais serão mantidos durante o feriadão de carnaval, em horários diferenciados, visando as necessidades da população. Confira:

Trânsito

Em virtude das comemorações do carnaval, algumas ruas de Balneário Camboriú sofrerão modificações no trânsito. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a Avenida Atlântica será interditada entre as ruas 3000 e Avenida Alvin Bauer, das 20h à 01h. Para garantir a mobilidade urbana, o tráfego será desviado para a Rua 3000.

Durante este período, entre a Rua 51 até a Rua 3000, somente terá acesso moradores pela Avenida Brasil. Os agentes de trânsito estarão distribuídos na Avenida Brasil e todas as ruas para auxiliar o orientar a entrada e saída dos moradores.

Educação

Em virtude do feriado do começo da semana que vem relativo ao Carnaval 2020, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú comunica que terá um horário de atendimento diferenciado. As escolas e creches da Rede Municipal de Educação atendem normalmente até esta sexta-feira (21), mas as aulas só retornam na quarta-feira de Cinzas (26), no período da tarde.

O mesmo ocorre com a sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Camboriú, nº 100 – Bairro dos Municípios, que terá expediente encerrado às 18h desta sexta-feira (21), só retornando no dia 26 de fevereiro, a partir das 14h.

O recesso ocorre em decorrência de ponto facultativo nos dias 24 de fevereiro e no período da manhã do dia 26, e ao feriado de Carnaval na terça-feira (25). Durante o recesso não haverá plantão na Secretaria.

Saúde

Nas manhãs de segunda, terça e quarta-feira de carnaval, de 24 a 26 de fevereiro, não haverá unidade básica de saúde aberta. Porém, o atendimento será mantido no Hospital Ruth Cardoso, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações e Pronto Atendimento (PA) da Barra.

Hospital de Campanha em BC

Para garantir um carnaval tranquilo e seguro à população, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Samu e Corpo de Bombeiros, vai montar um Hospital de Campanha na Praça Almirante Tamandaré. O local prestará reforço aos moradores e turistas durante os dias de folia do carnaval. Os atendimentos iniciam a partir desta sexta-feira (21), às 19h. Até segunda (24), o funcionamento será das 19h às 4h, e na terça-feira (25), das 19h às 2h.

O Hospital de Campanha busca oferecer qualidade de assistência à saúde para todos os moradores e turistas que estão aproveitando o carnaval. “Os serviços ofertados ajudam a desafogar as nossas portas de urgência e emergência, os pacientes não precisam se deslocar às unidades mais distantes, conseguimos ofertas mais acessibilidade e resolutividade destes atendimentos, sejam eles de urgência ou emergência”, declara a Secretária de Saúde, Andressa Hadad.

A estrutura destinada à saúde dos foliões contará com 10 leitos ambulatoriais: um de pequenas cirurgias e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), compostos por uma equipe de dois médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, um agente de higienização, um assistente administrativo, um enfermeiro responsável técnico e equipe de manutenção.

Estará presente no local uma ambulância do SAMU e outra do Corpo de Bombeiros, que ajudará no deslocamento das ambulâncias para a transferência de pacientes mais graves ao Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Segurança

A partir de sexta-feira (21) até terça-feira (25), durante os cinco dias de carnaval, a segurança e o trânsito atuarão de forma diferenciada na Avenida Atlântica. Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar irão se reunir ainda essa semana para definir o cronograma de trabalho e distribuição de efetivos.

Para o carnaval de 2020, durante todas as noites, a Guarda Municipal terá um efeito de cerca de 60 guardas municipais, além dos cães Black e Apollo, que integram as guarnições K9. Será utilizado também um drone para patrulhamento aéreo.

Ambiental

O recolhimento de resíduos, serviço da empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, será feito normalmente durante o carnaval.

Telefones de plantão:

Segurança (Guarda Municipal, Fumtran): 153
Defesa Civil: 199 ou celular (47) 99232-4928
Emasa: plantão ou 0800 643-6272
Resgate Social: plantão no (47) 98839-7075 e pelo 153
Secretaria de Obras: plantão (47) 99990-6568
Programa Abraço à Vida: (47) 99982-2104
Programa Abraço de Proteção ao Idoso: (47) 3363-3020
Programa Abraço ao Servidor: (47) 99982-2104.

Comente Abaixo