Conheça curiosidades sobre mamães do reino animal

Publicidade

Mãe é mãe – em qualquer espécie. Em celebração ao dia delas reunimos curiosidades sobre a gestação e cuidados maternos de espécies que vivem no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú (SC), como: pinguim, tubarão mangona, cavalos-marinhos, axolotes e polvo, que desafiam seus próprios limites para garantir a sobrevivência dos filhotes.

Os fofos Pinguins-de-Magalhães não só se revezam nos cuidados desde a choca, mas até que o filhote esteja pronto para desbravar o mundo. Uma maternidade compartilhada que reforça o vínculo familiar. Depois de cerca de 40 dias de encubação, depois que o filhote nasce continuam o trabalho, só que agora precisam alimentar, ensinar a nadar e a viver em comunidade. No Oceanic Aquarium nasceu a Lisa, primeira pinguim nascida em aquário em Santa Catarina. A mamãe mais recente do aquário é da espécie Guará-vermelho. A Rubinha nasceu a cerca de dois meses e está se ambientando a nova vida: aprendendo a comer, beber água, conviver em família, enquanto a Rubi assume sua jornada materna.

A maternidade no reino animal é incrível e diversificada. Cada espécie tem sua maneira única de gerar, cuidar e criar seus filhotes. Desde o momento em que nascem, alguns animais já sabem exatamente o que fazer para sobreviver, como os tubarões. Enquanto outros dependem inteiramente de seus pais, como é o caso dos pinguins”, explica a Thays Caneloi, médica veterinária do Oceanic Aquarium.

Publicidade

O grande Tubarão-mangona tem uma das estratégias mais curiosas da natureza e a gestação pode durar até 12 meses. A fêmea tem dois úteros e geralmente sobrevive um filhote em cada um. Isso por conta do processo conhecido como canibalismo intrauterino: os primeiros embriões que se desenvolvem se alimentam dos outros ovos dentro do útero. Os filhotes nascem já com cerca de um metro de comprimento, completamente formados e total capacidade de se ‘virarem’ sozinhos. O Oceanic é membro da AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e apoia o PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção.

Já reprodução do polvo, por exemplo, é um ato de dedicação extrema. Após colocar centenas de ovos, a fêmea pode passar meses sem se alimentar, apenas protegendo e oxigenando seus futuros filhotes. Durante todo esse período fica vigilante, depois que os ovos eclodem ela fica mais vulnerável e pode até falecer pela fraqueza, mas cumpre seu papel materno com o mais alto grau de entrega. E por falar em muitos filhotes ao mesmo tempo, os axolotes – anfíbio originário do México, conseguem se reproduzir e colocar até mil ovos de uma vez. O processo reprodutivo e a capacidade regenerativa tornam a maternidade dessa espécie um verdadeiro show biológico. Nesta data, além de celebrarmos as mães, vale admirar as mamães da vida selvagem também têm muito a ensinar sobre proteção, sacrifício e resiliência.

Acompanhar, ver o nascimento dos filhotes, estudar esses comportamentos nos ajuda a entender melhor a complexidade e a beleza da natureza. Como veterinários, temos o privilégio de aprender diariamente com essas maravilhas”, finaliza Thays.

 

Promoção Mãe não paga

O Grupo Oceanic preparou uma promoção para comemorar o Dia das Mães! Durante todo mês de maio, mãe na companhia de um pagante no Passaporte da Diversão, entra de graça! São 5 atrações em Balneário Camboriú: Oceanic Aquarium, Parque Aventura Jurássica, Classic Car Show, Aventura Pirata e Cinema 3D. São 5 histórias e várias recordações para viver em família!

E ainda tem mais: Passaporte da Diversão + Space Adventure, mãe acompanhada de um pagante entra de graça! Com um único ingresso você pode visitar 140 espécies em 30 habitats do Oceanic Aquarium, triunfar pelos sete mares no Aventura Pirata, viajar no tempo com os veículos clássicos do Classic Car Show, curtir o Parque Aventura Jurássica com mais de 20 atrações para toda família, embarcar numa aventura em realidade aumentada no Cinema 3D e ainda conhecer no Space Adventure 300 itens originais da Nasa usados em missões espaciais que levaram o homem à lua!

Publicidade