Construção da UPA da Barra pode iniciar na próxima semana

Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito de Balneário Camboriú, em reunião fechada, assinou a ordem de serviço para a construção da unidade de pronto atendimento, UPA 24 horas, no bairro da Barra. Segundo a prefeitura, a empresa vencedora da licitação da obra poderá iniciar os trabalhos já na semana que vem.

O projeto foi idealizado e começou a ser desenvolvido na gestão anterior da Secretaria de Saúde do Município, sob o comando da ex-secretária Andressa Bertiel Willeke Hadad.

O prédio que sediará a nova UPA 24h conta com 1.421 metros quadrados de área construída, englobando toda a infraestrutura necessária para receber pacientes, tanto para atendimento adulto quanto no pediátrico, em se tratando de urgências e emergências. A unidade será erguida entre as esquinas das ruas Jardim da Saudade, Aquiles da Rosa e Euclides da Rosa, ao lado do Centro Multieventos Hamilton Linhares.

O projeto da nova UPA prevê ampla sala de recepção, sala de urgência e emergência, consultórios adulto e infantil, duas salas de triagem, Raio-X, sala de inalação, sala de gesso, espaço infantil, além de ala de observação masculina, feminina e pediátrica, e todo equipamento necessário para atendimento da população da região sul e Praias Agrestes.

A UPA da Barra terá ainda área exclusiva para acesso de ambulâncias, estacionamento, área administrativa, quartos de plantão para as equipes, refeitório e vestiários para os profissionais de saúde que lá atuarão. Esta unidade será uma UPA de porte 1, como a UPA das Nações.

A nova UPA da Barra foi projetada pelo setor de Engenharia e Arquitetura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o acompanhamento de técnicos do Município. No total, o Município investiu mais de R$ 6 milhões para as obras, que devem ser executadas em 18 meses.

Publicidade