CORONAVÍRUS – Acompanhe os Boletins emitidos pela Prefeitura de Balneário Camboriú

Os Boletins serão atualizados nesta postagem a medida que vão sendo publicados pela Prefeitura de Balneário Camboriú. 

DIA 18 DE MARÇO DE 2019

BOLETIM 10 –  MOTORISTAS QUE TRANSPORTAM EQUIPAMENTOS MÉDICOS, MEDICAMENTOS E INSUMOS ESTÃO AUTORIZADOS A ENTRAR EM BC

BOLETIM 9 – PREFEITURA TEM NOVOS TELEFONES PARA ORIENTAR PESSOAS COM SINTOMAS DE COVID-19

BOLETIM 8 – BIBLIOTECA MUNICIPAL FICARÁ FECHADA

BOLETIM 7- AGENTES DE COMBATE DE ENDEMIAS MANTÊM VISTORIAS EXTERNAS

BOLETIM 6 – CONHEÇA OS SERVIÇOS ESSENCIAIS QUE CONTINUAM FUNCIONANDO

BOLETIM 5 – PREFEITURA DE BALNEÁRIO SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO

BOLETIM 4 – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E ESPECIALIZADAS ESTÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE

BOLETIM 3 – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL

BOLETIM 2 – EMASA SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL, LICITAÇÕES, MANUTENÇÕES E VISTORIAS DO PROGRAMA SE LIGA NA REDE

Boletim 01 – 18/03/2020 – Balneário Camboriú registra os dois primeiros casos de Coronavírus

O prefeito Fabrício Oliveira informou, na manhã desta quarta-feira (18), o resultado positivo de coronavírus para dois moradores de Balneário Camboriú. Um homem de 42 anos, que esteve em São Paulo e uma mulher de 52 anos, que esteve na Itália. Ambos não necessitam ainda de internação hospitalar e estão em isolamento domiciliar e já estavam sendo monitorados.
Para evitar o contágio, Fabricio Oliveira determinou novas medidas. Dentre elas, a instalação imediata de barreiras físicas e da Guarda Municipal em todas as entradas da cidade para abordar todos os veículos que tentam acessar o município. Motoristas oriundos de locais cuja contaminação já é comunitária como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e do Sul do Estado de Santa Catarina serão orientados a voltar para o local de origem e não poderão entrar na cidade. Já os que moram nas cidades vizinhas, deverão apresentar qualquer tipo de comprovante nesse sentido para ter acesso a cidade, caso necessitem se apresentar no trabalho.
Além disso, o comitê de crise está definindo critérios para o acesso dos supermercados, para evitar aglomerações. Fabricio anunciou também que todos os serviços da prefeitura, (exceto os da Saúde e Segurança Público), trabalharão apenas com expediente interno, em sistema de revezamento. Portanto, o atendimento ao público será somente on-line ou pelo telefone.
Há na cidade o registro de 25 casos suspeitos sintomáticos e 29 casos suspeitos assintomáticos. Esses em isolamento domiciliar. Mantém, um paciente suspeito com internação hospitalar. “O isolamento domiciliar é a melhor alternativa para todos, nesse momento. Não saiam de casa, se não houver necessidade. Essa é a nossa recomendação”, destacou o prefeito Fabricio Oliveira.

DIA 17 DE MARÇO DE 2019

Boletim 07 – 17/03/2020 – Ambulatório de Combate ao Coronavírus realiza mais de 220 atendimentos no primeiro dia

Hoje começou a operar o ambulatório de Combate ao Coronavírus. Os pacientes com indicativo para atendimento, que apresentem síndrome gripal (febre associada à tosse, dor de garganta, coriza, cefaleia, dor no corpo) com sinal de gravidade, ou seja, falta de ar, são numa estrutura similar ao Hospital de Campanha – utilizado em datas festivas, na Tamandaré, montado ao lado do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Até as 17h30 de terça-feira, 143 pessoas fizeram triagem e foram realizados 83 atendimentos.

Os demais pacientes, que não se enquadrem nesta definição, devem permanecer em suas residências. A Secretaria de Saúde salienta que os casos de contato direto ou de pessoas que viajaram para o exterior e apresentem sintomas leves devem, preferencialmente, realizar contato com a Vigilância Epidemiológica. Em casos de sintomas acentuados, os moradores devem procurar o pronto atendimento mais próximo.

Até esta terça (17), segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, há no município o registro de: 28 casos suspeitos (oriundos de países com casos), e 35 sem sintomas. Somente um caso suspeito está internado, mas ainda sem confirmação positiva para a doença. Os demais estão em isolamento social em casa.

Os exames para coronavírus são coletados e enviados ao Lacem, em Florianópolis. São coletados exames apenas em pacientes sintomáticos com quadros mais severos.

Boletim 06 – 17/03/2020 – Balneário Camboriú reforça fiscalização em hotéis e pousadas

Para conter a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou diversas medidas emergenciais, entre elas, o reforço na fiscalização em hotéis e pousadas da nossa cidade.

Desde a terça-feira (17), a equipe de fiscalização de posturas do município iniciou o trabalho em hotéis e pousadas de BC, para reforçar as orientações de combate ao coronavírus, e ainda, pedir aos turistas que cumpram as medidas e evitem, especialmente, as aglomerações.

O trabalho segue intensivo e ocorre da seguinte forma: os fiscais de postura farão visitas em todos os hotéis e pousadas da cidade, para repassar as recomendações de higiene e cuidados com hóspedes e clientes, diante de casos suspeitos, com sintomas ou não. Também é entregue material informativo sobre a doença e reforçada a importância, nesse momento, de haver o engajamento de toda a população para evitar a propagação do vírus no país.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, as orientações são:
-caso algum hóspede esteja com sintomas é necessário comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde;
-os hóspedes ou clientes com sintomas serão encaminhados para atendimento (fazendo a triagem médica);
-intensificar a higiene das mãos e superfícieis, como móveis e corrimão;
-mesmo com as mãos limpas, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-limpe regularmente o ambiente e mantenha-o ventilado;
-não compartilhe itens pessoais, como talheres e toalhas;
-mantenha distância de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Confira os sintomas da doença por coronavírus: tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Boletim 05 – 17/03/2020 – Mais de 820 passageiros já foram monitorados no Terminal Rodoviário

Desde segunda-feira (16), os ônibus de passageiros que chegam no Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú, passam por uma fiscalização realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. Até a tarde desta terça-feira (17), foram monitorados 825 passageiros nos 167 ônibus que chegaram ao terminal, deste total, nenhum apresentou sintomas.

A abordagem é realizada na área de embarque e desembarque pela equipe de saúde 24h, que verifica se alguém possui algum sintoma do coronavírus (Covid-19), por meio de equipamentos de identificação de temperatura corporal.

Os ônibus que chegam de municípios brasileiros, que possuem maior número de casos de transmissão comunitária, recebem maior atenção, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Nesta situação, a equipe realiza a fiscalização dos passageiros dentro do veículo, e aquele que estiver com sintomas é encaminhado para triagem no Trailer da Saúde, estacionado no terminal. Se necessário, o paciente é encaminhado ao ambulatório de combate ao coronavírus, instalado no estacionamento do Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Boletim 04- 17/03/2020 – NAI modifica atendimento para evitar aglomeração de idosos

De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, a partir desta quarta-feira (18) será feito, preferencialmente, via telefone. Receitas médicas e orientações devem ser solicitadas pelo telefone (47) 3263-1278.

As receitas que necessitam renovação poderão ser retiradas por um familiar que não seja idoso e/ou não esteja classificado no grupo de risco do coronavírus.

As consultas eletivas de rotina serão adiadas para evitar aglomeração e o atendimento presidencial será restringido somente aos idosos que apresentarem alteração no quadro clínico.

Boletim 03- 17/03/2020 – Atualização casos suspeitos Covid-19

Na terça-feira (17), de acordo com levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, há na cidade o registro de: 28 casos suspeitos sintomátivos – destes, somente um (1) caso suspeito em internação no Hospital do Coração; e 35 casos suspeitos assintomáticos. Todos seguem sendo monitorados pela vigilância, em isolamento domiciliar. Não há casos confirmados de coronavírus no município.

As secretarias estaduais de saúde divulgaram até as 17h40 desta terça-feira (17), 324 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo foi registrada a 1ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.

Além dos casos confirmados, o Ministério da Saúde contabilizava na terça-feira:
-8.819 casos suspeitos
-1.890 casos descartados
-18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)

Boletim 02 – 17/03/2020 – Procon BC fiscaliza estabelecimentos para evitar preço abusivo

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 tem gerado outro problema: o preço abusivo de determinados produtos, especialmente do álcool em gel 70%. Para conter o comércio abusivo nesse período de crise da saúde pública, o Procon de Balneário Camboriú intensificou a fiscalização nos comércios do município.

Nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17, foram fiscalizados 55 estabelecimentos entre farmácias, supermercados e lojas de conveniências, não havendo nenhuma autuação, bem como, nenhum caso de aumento abusivo.

Segundo um dos fiscais do Procon, Bruno Luiz da Cruz Silva, apenas uma farmácia na cidade estava comercializando álcool líquido, pelo preço de R$ 10,50, e apesar da escassez, o valor esta dentro da normalidade. O álcool em gel está em falta em quase todos os estabelecimentos do município.

Apesar disso, a fiscalização se mantém atenta e intensa na cidade. Qualquer denúncia pode ser feita pelos telefones 151 e pelo whats (47) 99127-1905.

O PROCON de Balneário Camboriú, no uso das suas atribuições orienta:

– Os atendimentos presenciais serão limitados, a fim de evitar aglomerações de pessoas. O PROCON dispõe de atendimento por telefone nos números 151 , 3366-6144 ou 3367-0619, das 13:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira;

– Prefira utilizar a plataforma CONSUMIDOR.GOV.BR, na qual é possível registrar as mais variáveis reclamações, dentre elas: cancelamento de viagens, situações com telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, internet, compras online, cancelamento de passagens aéreas; garantias de produtos, assistências técnicas, ou seja, é possível utilizar a plataforma em todos os casos que envolvam o comércio de produto ou serviços ofertados por empresas de abrangência nacional;

– Nos casos em que a empresa reclamada não seja cadastrada na plataforma CONSUMIDOR.GOV.BR, poderão fazer contato diretamente nos telefones divulgados do PROCON de Balneário Camboriú ou no e-mail [email protected];

– Todas as audiências agendadas estão suspensas temporariamente;

– A aquisição de produtos necessários para a proteção e prevenção do COVID-19 poderão ser limitados por consumidor, no intuito de atender o maior número de pessoas pelos comerciantes;

– Para o registro de denúncias dos produtos escassos, o consumidor, se possível, deverá noticiar o valor anterior comercializado e o valor do suposto aumento injustificado, anexando comprovante da compra, que deverá ser encaminhado para o e-mail [email protected];

– ATENÇÃO: O consumidor dispõe de um prazo de até 90 (noventa) dias para reclamar de toda e qualquer situação envolvendo produtos ou serviços, não sendo necessário imediato comparecimento nos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor.

Boletim 01 –  17/03/2020 – Atualização dos casos suspeitos e ações de combate ao Covid-19

O prefeito Fabrício Oliveira tomou medidas essenciais e urgentes para controlar a propagação do coronavírus (Covid-19) no município de Balneário Camboriú. As principais ações visam evitar a aglomeração de pessoas em locais públicos, reforçando o chamamento para que a população permaneça em suas residências.

Na terça-feira (17), segundo levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica, há na cidade o registro de: 23 casos suspeitos sintomáticos e 30 casos suspeitos assintomáticos. Até o momento, não há nenhum caso confirmado da doença.

Feiras culturais:
A partir desta terça-feira (17) está suspensa a realização de todas as feiras ao ar livre;
suspensas também as atividades na Praça da Cultura, no Centro, na Avenida da Lagoa;

Teatro e biblioteca municipal:
Estão suspensas todas as atividades no Teatro Bruno Nitz, bem como os espetáculos;
A Biblioteca e o arquivo histórico estará fechada para o atendimento ao público a partir de quarta-feira (18), acompanhando o calendário adotado pelas Escolas Municipais. Funcionará apenas o trabalho interno – a direção ainda adotará medidas quanto à devolução de livros ou de retirada.

Parque Raimundo Malta:
No parque Raimundo Malta, os atendimentos da Fitoterapia, bem como a visitação do público, foram interrompidos por tempo indeterminado.

Ônibus de turismo:
Todos os ônibus de turismo não poderão entrar na cidade a partir desta quarta-feira (18);

Hotéis e pousadas:
Hotéis e pousadas estão recebendo a visita dos fiscais de postura do município. Caso algum hóspede esteja com sintomas é necessário comunicar imediatamente a Secretaria da Saúde;
Os hóspedes ou clientes com sintomas serão encaminhados para atendimento das equipes de saúde.

Casa de passagem:
A casa só atenderá quem já estiver alojado no local – as demais serão encaminhadas para suas respectivas cidades de origem.

Cirurgias eletivas do Funservir
O Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público (Funservir) suspendeu as solicitações de cirurgias eletivas, devido ao prazo de validade dos documentos. O fundo informa também que os pacientes que tiverem com suspeita, podem procurar os pronto-atendimentos e unidades básicas de saúde.

 

 

Comente Abaixo