Coronavírus: Aeroporto de Florianópolis tem controle de passageiros no desembarque

Publicidade

Florianópolis começou a fazer neste sábado (21) um controle de quem desembarca no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O objetivo é descobrir se algum passageiro tem sintomas de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município de sexta-feira (20) e vale por 14 dias.

Pelo decreto, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis passa atuar de forma complementar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Superintendência do Ministério da Saúde.

Os passageiros passam por uma barreira da Vigilância Sanitária. Quem não tiver nenhum tipo de sintoma, assina um formulário se responsabilizando a ficar de quarentena em casa por sete dias. Quem descumprir fica sujeito a penalidades.

Publicidade

Já quem apresentar algum tipo de sintoma, colocará uma máscara descartável e vai ser atendido no ambulatório do aeroporto.

Esses formulários sobre as condições de saúde devem ser entregues pelas empresas aéreas durante o voo. Os passageiros devem preenchê-los e, depois, entregá-los no desembarque.

A concessionária do aeroporto disse em nota à NSC TV que a função da empresa é a operação aeroportuária, como descida dos aviões, decolagem, segurança e entrada nas aeronaves. Ela não legisla sobre o fechamento da infraestrutura e o controle de passageiros.

Publicidade