Covid-19: sete estabelecimentos são autuados em BC e Itajaí

Durante o fim de semana as prefeituras de Balneário Camboriú e Itajaí intensificaram as fiscalizações para o cumprimento do decreto que recomenda restrições a estabelecimentos comerciais para a diminuição do contágio por Covid-19.

Em Itajaí, até quinta-feira (3), cinco estabelecimentos foram autuados e multados por descumprirem as medidas sanitárias contra a Covid-19. Os comércios ficam na Praia Brava, São João, Centro e Dom Bosco.

Dois destes locais foram interditados por tempo indeterminado devido à aglomeração de pessoas e falta de cumprimento às medidas preventivas por clientes e funcionários, como uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social. Os dois já tinham sido advertidos por descumprir as normas sanitárias.

“Estamos intensificando as fiscalizações durante o fim de semana como forma de conscientizar a população sobre a gravidade da pandemia e a importância de manter os cuidados preventivos. Para se ter ideia, um dos locais fiscalizados tinha aglomeração de mais de 300 pessoas e desrespeito às demais medidas sanitárias”, comenta a diretora da Vigilância Sanitária de Itajaí, Christiane Lazzaris.

Além das irregularidades, um homem foi flagrado com porte de entorpecentes e assinou um termo circunstanciado.

Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú também realizou fiscalizações contra a disseminação da Covid-19 no município.  No total, cerca de 50 estabelecimentos foram vistoriados e notificados e dois autuados a se adequar.

Durante todo fim de semana Balneário Camboriú também fiscalizou e autuou estabelecimentos que descumpriam as medidas de prevenção à Covid-19 – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Desde quinta-feira (3), as equipes percorrem os estabelecimentos, atendendo denúncias, verificando o cumprimento das normas vigentes. Na noite de sábado (5), uma festa foi encerrada por estar ocorrendo fora do horário permitido pelo Decreto Estadual.

O local foi interditado e multado no valor de 16 UFM (R$ 5.025,28). Na quinta-feira, um “bailão” já havia sido encerrado e multado por estar descumprindo as normas sanitárias.

Entre sábado (5) até a manhã deste domingo (6), a Guarda Municipal realizou 349 abordagens e orientações sobre obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e ocupação do espaço. A operação seguirá durante todo o domingo.

Fiscais encerraram duas festas clandestinas em Balneário Camboriú, durante este fim de semana – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Além das orientações contra aglomeração no comércio e fiscalização noturna, as equipes de Guardas Municipais, Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária, trabalham para fazer cumprir o novo decreto do Governo do Estado, que restringe a circulação de pessoas e funcionamento dos estabelecimentos após as 00h.

Denúncias podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal).

ND Online