Crianças do NEI Pequeno Mundo aprendem sobre a história da Barra

Conhecer a história de Balneário Camboriú contada de forma simples e na linguagem dos pequenos. Assim acontece o projeto “Nossa história em boa companhia!” , que envolve os alunos do Maternal II – 3 a 4 anos – do Núcle de Educação Infantil Pequeno Mundo, do Bairro Nova Esperança, região sul de Balneário Camboriú. Conhecer os primeiros moradores; as histórias; os pescadores; os índios; os pontos históricos; a culinária e os costumes, faz parte do projeto que estuda o Bairro da Barra, local onde começa a história do Município.

O projeto, que está sendo desenvolvido nesse primeiro momento no interior do Núcleo, com crianças encenado personagens como piratas, que fazem parte do mundo imaginário infantil, pretende também explorar todos os cantos do Bairro, que possui recantos maravilhosos e que contam a história do Município.

Sob a orientação das professoras Magna Vinholi e Andréa Adada, o projeto, neste primeiro semestre, deve romper as divisas do Núcleo e explorar as ruas e mares da Barra. Um passeio no Barco Pirata, levando os pequenos até a Praia de Laranjeiras, onde receberão ensinamentos sobre as ossadas indígenas lá enterradas; a visita à Igreja da Barra e outros pontos históricos e turísticos, como a Praça do Pescador, estão no itinerário. Uma ida ao zoológico e ao museu; assim como visita aos pescadores, para que eles possam escutar as histórias e “causos” nativos, e divertirem-se com as brincadeiras tradicionais local, também estão programadas.

Para o segundo semestre do ano a pauta é estudar a gastronomia local, com sua influência indígena, escrava e açoriana.

Comente Abaixo