Curiosidades a bordo de um Volvo Ocean 65 atracado em Itajaí

Leg 6 to Auckland, day 16 on board MAPFRE, Louis Sinclair going out of the hatch with his pillow because inside is too hot to sleep. 22 February, 2018.
Publicidade

Durante oito meses, um Volvo Ocean 65 é a casa e o escritório dos velejadores da regata de volta ao mundo. Com as instalações nada tradicionais, os participantes a bordo (podem ser até 11) se alimentam com comida desidratada (altamente nutritiva, mas pouco saborosa), se revezam em turnos de quatro horas de trabalho, descansam em beliches que se inclinam e se mexem conforme as condições de navegação, e passam a maior parte do tempo molhados.

Todos os sete veleiros participantes da Volvo Ocean Race são iguais: têm seis velas de 120 quilos cada para diferentes condições de tempo e mastro com 30 metros de altura, com área vélica de 578 metros quadrados – quando aberta, tem o tamanho de duas quadras de tênis. O veleiro foi construído para ter velocidade e pode atingir velocidade de 30 nós, ou mais de 50 quilômetros por hora.

Para ser construído, montado e pintado, um Volvo Ocean 65 leva sete meses e consome 36 mil horas de trabalho. O interior do barco é praticamente uma concha vazia com pontos de trabalho para o navegador, o comandante e o repórter a bordo. Os velejadores se revezam em turnos para o cumprimento de tarefas no barco e para as atividades pessoais como higiene alimentação e dormir, mas podem ser interrompidos caso as condições não sejam favoráveis e a equipe precise de reforço.

Publicidade

A cozinha se resume a um simples fogão a gás, onde os velejadores fervem água para cozinhar a comida desidratada em saquinhos. Na hora de ir ao banheiro, tem a opção de um sanitário sem porta no interior do veleiro. Já o banho é ao ar livre, com a chuva.

Os sete barcos participantes desta edição da prova enfrentam as condições mais extremas para conquistar o troféu da maior regata de volta ao mundo. O público tem até as 18h deste domingo para aproveitar a Vila da Regata de Itajaí. A cerimônia de despedida dos velejadores inicia ao meio-dia.

 

Confira algumas imagens:

Fotos de Sam Greenfield

Publicidade