Defesa Civil alerta para final de semana de muito frio em Santa Catarina

Foto Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Publicidade

O avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina provoca declínio nas temperaturas ao longo desta sexta-feira (24) e na madrugada do sábado (25). O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável, como crianças e idosos.

Durante esta sexta-feira (24), o ar frio adentra o estado iniciando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A massa de ar frio avança para o restante do estado até o final do dia, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite. A queda mais significativa das temperaturas é esperada para o Grande Oeste, Planalto Sul, além de trechos do Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, onde na noite desta sexta-feira (24), as temperaturas devem variar entre 7°C e 10°C, com menores valores sendo observados na Serra. No litoral e Vale do Itajaí, durante a tarde as temperaturas variam de 17°C a 21°C e até o final da noite devem oscilar entre 11°C e 16°C.

Os ventos de quadrante sul provocados pelo avanço de um sistema de alta pressão intensifica a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Nestas áreas, são esperadas rajadas entre 45 e 70 km/h a partir da tarde desta sexta-feira (24) até a tarde de sábado (25). Tanto no sábado (25) quanto no domingo (26), o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, mantendo uma baixa amplitude térmica e sensação de frio intenso.

Publicidade

 

A Defesa Civil recomenda:

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados.
  • Mantenha a higiene das mãos.

 

Publicidade