Defesa Civil de Balneário está em estado de Alerta.

Publicidade

Em reunião com o prefeito em exercício, Carlos Humberto, o Diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, passou um panorama geral da situação da chuvas em Balneário Camboriú.

De acordo com o diretor, o estado é de ALERTA para deslizamentos e deslocamento de terra devido as chuvas que ocorrem desde a madrugada desta segunda (05) na cidade.
As previsões da EPAGRI/CIRAM apontam para mais chuva durante a madrugada de terça-feira (06). Os acumulados das últimas 24 horas em Balneário Camboriú chegam a 85mm.

“Os riscos para enchentes são baixos, mas requer atenção. A Defesa Civil está de plantão monitorando as regiões ribeirinhas, bem como, as encostas e áreas de risco.” aponta Fabrício Melo.

Publicidade

A previsão para esta terça-feira é de tempo encoberto e com chuva durante todo o dia.

A Defesa Civil atende pelo plantão 199 e também pela central 3268-3133

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

 

Publicidade