Defesa Civil de Santa Catarina emite boletim alertando para riscos de Temporais

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

AVISO METEOROLÓGICO – 07/12/2016 20h00min (EPAGRI/CIRAM)

PRÓXIMOS DIAS COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTANIA – GRANIZO EM SANTA CATARINA!

Publicidade

———————————————–

Nesta quinta-feira (08/12), chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, principalmente nas áreas mais próximas ao PR, com acumulado médio de 40 a 60 mm e pontuais de até 100 mm, sobretudo no Oeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre especialmente no período da tarde e noite, com menor volume de 20 a 40 mm.

Na sexta-feira (09/12), condição de chuva especialmente no período da tarde e noite. Previsão de acumulado 30 a 50 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante do Estado, chuva com menor intensidade e volume.

No sábado (10/12), a chuva persiste em SC, moderada a forte na madrugada e manhã, e com maior acumulado novamente no norte do Estado (40 a 60 mm em média).

Durante esses dias há condições de temporais localizados, raios, rajadas de vento e granizo, sobretudo no Oeste e Norte do Estado, por influência de um cavado (região de convergência de ventos).

———————————————–

Apesar de se tratar de um Aviso Meteorológico para SC, não tem nada haver com o ocorrido em Florianópolis e região na última madrugada de domingo (04/12).

————————————————-

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Publicidade