A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para chuva volumosa e risco de deslizamentos no Estado nesta sexta-feira (18), um dia após o rastro de destruição e mortes causados pelos temporais em Santa Catarina na madrugada desta quinta (17).
Segundo a previsão do AlertaBlu, da Prefeitura de Blumenau, a atuação de sistema de baixa pressão favorece a condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.
Foi no Alto Vale do Itajaí, logo acima de Blumenau, onde as ocorrências mais graves foram registradas nesta quinta-feira (17). Pelo menos 14 mortes já foram confirmadas. A região está em alerta vermelho para novas ocorrências até às 9h desta sexta (18).
A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isolada nesta sexta-feira (18) também no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Também há risco de temporais localizados com granizo, especialmente entre a tarde e noite. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, haverá muitas nuvens com chuva a qualquer momento nas demais regiões do Estado.
Temperaturas
As temperaturas seguem elevadas nas principais cidades de Santa Catarina, o que traz a sensação de ar abafado.
De acordo com o site Climatempo, em Florianópolis, os termômetros devem registrar mínima de 21º C e máxima de 28º C nesta sexta (18). Em Blumenau, a mínima será de 21º C e a máxima de 30º C.
Em Joinville, no Norte do Estado, as temperaturas apresentam mínima de 20º C e máxima de 29º C. Em Lages, a mínima fica em 16º C e a máxima em 28º C.
Em Chapecó, no Oeste, os termômetros registram 18° C de mínima e 31° C de máxima. No Sul do Estado, Tubarão apresenta mínima de 20° C e máxima de 28 °C.
Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o tempo permanece instável em Santa Catarina, nesta sexta (18).
A combinação entre calor e umidade favorecem temporais entre a tarde e a noite, com risco moderado para desastres.
ND Online