Defesa Civil de SC alerta para temporais e novos deslizamentos

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para chuva volumosa e risco de deslizamentos no Estado nesta sexta-feira (18), um dia após o rastro de destruição e mortes causados pelos temporais em Santa Catarina na madrugada desta quinta (17).

Segundo a previsão do AlertaBlu, da Prefeitura de Blumenau, a atuação de sistema de baixa pressão favorece a condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

Foi no Alto Vale do Itajaí, logo acima de Blumenau, onde as ocorrências mais graves foram registradas nesta quinta-feira (17). Pelo menos 14 mortes já foram confirmadas. A região está em alerta vermelho para novas ocorrências até às 9h desta sexta (18).

Defesa Civil de SC alerta para temporais e novos deslizamentos. Há previsão de mais nuvens com chuva e possibilidade de trovoadas para esta sexta-feira (18) em SC – Foto: Divulgação/Prefeitura de BlumenauDefesa Civil de SC alerta para temporais e novos deslizamentos. Há previsão de mais nuvens com chuva e possibilidade de trovoadas para esta sexta-feira (18) em SC – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isolada nesta sexta-feira (18) também no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Também há risco de temporais localizados com granizo, especialmente entre a tarde e noite. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, haverá muitas nuvens com chuva a qualquer momento nas demais regiões do Estado.

Temperaturas

As temperaturas seguem elevadas nas principais cidades de Santa Catarina, o que traz a sensação de ar abafado.

De acordo com o site Climatempo, em Florianópolis, os termômetros devem registrar mínima de 21º C e máxima de 28º C nesta sexta (18). Em Blumenau, a mínima será de 21º C e a máxima de 30º C.

Em Joinville, no Norte do Estado, as temperaturas apresentam mínima de 20º C e máxima de 29º C. Em Lages, a mínima fica em 16º C e a máxima em 28º C.

Em Chapecó, no Oeste, os termômetros registram 18° C de mínima e 31° C de máxima. No Sul do Estado, Tubarão apresenta mínima de 20° C e máxima de 28 °C.

Defesa Civil

Mapa para esta sexta (18) no Estado indica chuva em todas as regiões de Santa Catarina – Foto: Reprodução/Defesa Civil/SCMapa para esta sexta (18) no Estado indica chuva em todas as regiões de Santa Catarina – Foto: Reprodução/Defesa Civil/SC

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o tempo permanece instável em Santa Catarina, nesta sexta (18).

A combinação entre calor e umidade favorecem temporais entre a tarde e a noite, com risco moderado para desastres.

ND Online