Defesa Civil interdita prédio por risco de desabamento no Centro de Itajaí

Publicidade

Moradores e os comerciantes precisaram evacuar os apartamentos e das salas comerciais durante a manhã desta sexta-feira.

Um prédio de 14 andares que fica no Centro de Itajaí, no Vale, foi interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento. Os moradores e os comerciantes precisaram evacuar os apartamentos e das salas comerciais durante a manhã desta sexta-feira (29).

São dois blocos com 56 apartamentos no total e oito salas comerciais que ficam no térreo. Toda a estrutura está interditada desde a tarde de quinta-feira (28). Na última semana, moradores relataram que escutaram estalos na estrutura.

Publicidade

O prédio foi construído há 42 anos e não passou por grandes reformas. O problema foi descoberto porque os moradores decidiram melhorar a fachada e reparar algumas fissuras que tinham surgido.

Conforme o subsíndico do prédio Moacir Kienast, uma fissura apareceu em uma das colunas depois do início das obras. Também foi verificado problemas nas ferragens. Por conta disso, um engenheiro perito foi acionado para acompanhar o caso e foi feito um trabalho de contenção.

A Defesa Civil disse que a falta de manutenção acabou sobrecarregando as vigas. Um das mais danificada fica na parte externa, com a ferragem comprometida.

“Chegamos a conclusão que a gravidade era grande, porque uma das colunas, dos pilares de sustentação, estava com uma fadiga enorme, em processo de erosão muito avançado”, disse o coordenador de Defesa Civil, Carmo Dias.

Fissuras no prédio que foi interditado — Foto: Luis Souza/ NSC TV

Fissuras no prédio que foi interditado — Foto: Luis Souza/ NSC TV

Ainda conforme Dias, a evolução dos possíveis danos está sendo avaliada e caso ocorra outros problemas, toda a área de entorno poderá ser evacuada.

O prédio só vai ser liberado quando for concluído o reforço nas vigas e acontecer uma nova perícia. Ainda não há previsão para a conclusão deste trabalho.

Publicidade