Defesa Civil renova alerta para temporais entre a sexta-feira e o sábado (04)

Publicidade

Entre a sexta-feira (03) e o sábado (04), uma frente fria que atua sobre o oceano e o avanço de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai reforçam as chuvas intensas e volumosas e, também, os temporais em Santa Catarina.

Nas áreas em laranja e vermelho do mapa o risco é ALTO A MUITO ALTO para ocorrências como alagamento, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nestas áreas, também há condições favoráveis para o desenvolvimento de tempestades severas. Nas áreas em amarelo o risco é MODERADO para ocorrências relacionadas aos temporais isolados.

As chuvas mais intensas são esperadas entre a tarde da sexta-feira (03) e o amanhecer do sábado (04), com acumulados entre 100 e 150 mm nas áreas em vermelho, entre 70 e 100 mm nas áreas em laranja e entre 20 e 40 mm nas áreas em amarelo, com pontuais que podem ficar acima desses valores em todas as regiões.

Publicidade

Reitera-se a incerteza associada à previsão da posição dos sistemas meteorológicos causadores dessas chuvas, o que pode resultar em volumes acima ou abaixo do que está sendo previsto.

 

HIDROLOGIA

Os volumes de chuva já registrados causaram elevação dos níveis dos rios nas bacias hidrográficas na região do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, sendo registrados alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque ao rio Uruguai na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que atingiu nível de emergência nos municípios de Itapiranga, Palmitos, Águas de Chapecó e São Carlos. Já na região do Litoral Sul os principais pontos de elevação ocorreram nas bacias dos rios Mampituba e Araranguá. Ainda, foram registradas inundações e enxurradas ao sul da bacia do rio do Peixe, no Meio-oeste, com destaque para os municípios de Capinzal, Ipira  e Piratuba.

Com a previsão de chuvas ao longo desta sexta-feira (03) o risco é MUITO ALTO para inundações nas áreas de divisa com o rio Uruguai, que deve apresentar elevação novamente entre a tarde e noite. Ainda o risco é ALTO para ocorrências de inundações e enxurradas no Oeste, nas bacias hidrográficas dos rios das Antas, Chapecó, Irani e Jacutinga, na bacia do rio do Peixe, no Meio Oeste, e bacias dos rios Canoas e Pelotas, na região do Planalto Sul.

Na bacia hidrográfica do Vale do Itajaí, principalmente na região do Alto Vale e Grande Florianópolis, o risco é ALTO para ocorrências como inundações e enxurradas. Vale destacar que há divergências entre os modelos meteorológicos quanto à localização da posição das chuvas.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Segue a previsão atualizada dos níveis dos rios nos municípios de acordo com os modelos hidrológicos nesta sexta (03):

 

Publicidade