Delator da Lava Jato, Alberto Youssef é preso em SC

Publicidade

Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato, foi preso em Santa Catarina no dia 20 de março de 2023. A prisão foi efetuada pela Polícia Federal, que cumpriu mandado de prisão expedido pela Justiça Federal de Curitiba.

Youssef é conhecido por ter revelado o esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e políticos de diversos partidos. Ele fez acordo de delação premiada com a Justiça e colaborou com as investigações, o que resultou na prisão de diversos empresários e políticos envolvidos no esquema.

No entanto, apesar de ter colaborado com a Justiça, Youssef não ficou livre de outras acusações. Em 2015, foi condenado a mais de 20 anos de prisão por lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados à Lava Jato. Ele cumpria pena em regime semiaberto desde 2019.

Publicidade

A nova prisão de Youssef foi motivada pelo descumprimento das condições de sua liberdade condicional. Ele teria deixado de se apresentar à Justiça em diversas ocasiões e também teria sido flagrado em conversas com pessoas envolvidas em atividades criminosas.

A prisão de Youssef é mais um capítulo da saga da Lava Jato, que ainda tem muitos desdobramentos. A operação, que começou em 2014, mudou a história da política brasileira e colocou em evidência a corrupção no país. No entanto, também foi alvo de críticas, principalmente por conta de excessos cometidos por alguns agentes envolvidos nas investigações.

Publicidade