Deputado quer proibir coleta para análise de balneabilidade em dia pós chuva

Publicidade

Deputado Carlos Humberto apresentou um projeto de lei que proíbe coleta de amostras para realização de análises de balneabilidade em locais com registro de ocorrência de chuvas nas últimas 48 horas em Santa Catarina

“No estado de Santa Catarina possuímos 500 km de litoral, do qual periodicamente é realizado um trabalho de análise das aguas de cada Balneário e determinando se estão próprias ou improprias para banho. Essas análises de Balneabilidade são realizadas pelo IMA/SC e pelas concessionárias de água e saneamento contratadas pelos municípios.” explicou o deputado.

Publicidade

O projeto de lei visa reforçar a observância de parâmetros técnicos no período de coleta da amostra, especialmente relacionado a incidência pluviométrica. Nas análises laboratorial, a coleta adequada das amostras é de fundamental importância para garantir o atingimento de resultados confiáveis.

Mesmo existindo resoluções com critérios técnicos no procedimento de coleta, distorções nos resultados podem surgir pela ocorrência de chuva nas últimas 48 horas antes de efetuada a coleta, podendo resultar em alterações momentâneas e pontuais.

A propositura do projeto de lei busca resultados fidedignos, uma avaliação prejudicada pelas condições da água, podem resultar em grandes prejuízos para uma cidade que possui praias e depende do turismo como sua fonte econômica, este impacto negativo se reflete para nosso estado de Santa Catarina.

Publicidade