Deu Tainha na Taquaras – Primeiro grande lanço captura mais de 4500

Foto: Divulgação/PMBC

Na manhã desta quarta-feira (16), foi registrado o primeiro grande lanço da temporada da pesca da tainha em Balneário Camboriú, que iniciou no dia 1º de maio. No Rancho da praia de Taquaras voluntários se reuniram para ajudar os pescadores a puxar as quatro redes que estavam no mar. Ao todo, foram arrastadas 4.520 tainhas.

O pescador Jair Euflorzino se emociona ao falar da safra. “Para nós, que nascemos e crescemos pescando tainha, é comovente presenciar o primeiro grande cardume da temporada e, ainda por cima, presenciar toda a comunidade ajudando”, conta. “Ano passado não chegou a mil peixes durante toda a safra. Com hoje, somamos mais de cinco mil tainhas pescadas”.

Jair, que é filho de Eládio, o pescador mais antigo de Taquaras reconhece o trabalho da equipe de Fiscalização Ambiental. “Todo esse pessoal tem feito um trabalho incrível fiscalizando a pesca irregular, o que proporciona a nós pescadores uma temporada mais segura e eficiente”, compartilha.

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual. Ela é fruto de um esforço coletivo da comunidade, que envolve o conhecimento empírico sobre a natureza, o fazer a malha da rede, uso das canoas tainheiras, feitas de um pau só de guarapuvu. Algumas destas canoas são centenárias e passam de pai para filho por muitas gerações.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, tem apoiado esta manifestação, com estruturas como tendas, material informativo e divulgação. A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho.