Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo acontece neste sábado

Neste sábado (30), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promove o Dia D de mobilização das campanhas nacionais de vacinação contra Influenza e Sarampo. Das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão aplicando as vacinas da Influenza, que é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, e do Sarampo, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

No Dia D, estão aptos a imunização o público-alvo da primeira e segunda etapa de ambas as campanhas. Para Influenza, são: Idosos com 60 anos ou mais; Profissionais da saúde; Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.

Já contra o Sarampo, podem se vacinar os profissionais da saúde e as crianças entre 6 meses e 5 anos. As crianças precisam aguardar o intervalo de 15 dias entre a dose do sarampo e a vacina da gripe ou Covid-19. Para maiores de 12 anos, não há necessidade de intervalo, podendo aplicar as vacinas simultaneamente.

Até o momento, já foram vacinados contra Influenza 6.095 idosos e 1.674 profissionais da saúde, e contra o sarampo foram 741 trabalhadores da saúde. É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Publicidade