Dois mil meninos de 12 e 13 anos, devem ser vacinados contra HPV em Camboriú

Publicidade

Está disponível nos postos de Saúde de Camboriú a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos de 12 e 13 anos. Fabíola Rigo da Cruz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, explica que até o ano passado a imunização era aplicada apenas a meninas. Elas também devem receber as vacinas, disponíveis na faixa etária entre 9 e 14 anos.

“A vacinação para os meninos entrou na rotina das unidades. Então será realizada como para as meninas, durante todo o ano”, esclarece Fabíola. “A inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino”, completa a enfermeira.

Mas a vacinação também traz benefícios para os meninos, pois a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, outros problemas relacionados ao vírus. A técnica de enfermagem Cleci Galisa Cruz, da sala de vacinação da unidade de Saúde do bairro Areias, diz que a procura da vacina para os meninos ainda é pequena. Mas ela acredita que vai aumentar nos próximos dias.

Publicidade

A vacinação protege de quatro tipos de vírus do HPV, os mais comuns.  São duas doses da vacina, com intervalo de seis meses. Todas as unidades de saúde da cidade têm doses e funcionam das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Os moradores do interior, explica Fabíola, podem procurar a unidade do Centro para receber as doses.

Vacinação contra meningite

Outra vacina que foi incluída na rotina de vacinação para meninos e meninas de 12 e 13 anos é a que protege contra a meningite. “A meningite é uma doença grave, de evolução rápida, e que pode levar à morte”, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

ASCOM – Camboriú

Publicidade