Donos da página “Novas Ideias Mil Grau” são multados em R$5 mil reais cada um

O Juiz Eleitoral Claudio Barbosa Fontes Filho sentenciou na tarde desta segunda-feira (26), os administradores da página “Novas Ideias Mil Grau” ao pagamento de multa propaganda eleitoral antecipada e negativa contra o candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Os ataques foram feitos pela página antes do período eleitoral, postando imagens e textos com claro intuito de denegrir a imagem do então pré-candidato. O valor da multa é de R$ 5.000,00 para cada um dos administradores, identificados com Rafael Amâncio, Osvaldo Garcia e Jefferson Kalinowski, todos ligados a Edson Renato Dias, Piriquito.

Embora Piriquito tenha emitido uma nota na época dizendo que não tinha nada a ver com o caso, espantosamente, os advogados dos administradores da página na ação que condenou o pagamento da multa, são Jade Martins Ribeiro e seu esposo Eduardo Ribeiro.

Jade foi secretária do governo Edson Renato Dias, ex candidata a prefeita pelo MDB em 2016 e, junto com seu marido, são advogados da coligação do MDB nas eleições deste ano.

Entenda o Caso 

Em agosto, o juiz eleitoral Adilor Danieli determinou a quebra de sigilo de páginas, que seguiam no anonimato, a fim de identificar os responsáveis. Com a identificação, toda e qualquer irregularidade poderia ser denunciada em nome de seus responsáveis.

A página no Facebook “Novas Ideias Mil Grau” e o perfil no Instagram @deolhobc, tiveram seus sigilos quebrados pela Justiça Eleitoral em uma ação aberta pelo Podemos de Balneário Camboriú, partido do atual prefeito, iniciada em abril desde ano. A ação foi protocolada após publicações difamando tanto o prefeito quanto a administração municipal, na página e no perfil.

A página satirizando o tema de campanha do atual prefeito, foi criada em junho de 2019 e traz postagens, montagens e muitas distorções de fatos para tentar descredibilizar a administração municipal, é administrada por 3 pessoas. Todos ligados ao grupo político de Piriquito.

O criador e administrador da página, Rafael Amâncio, ex-diretor geral do Turismo no Governo Piriquito. Rafael é responsável pela empresa de marketing na cidade e ex-filiado ao MDB de Balneário Camboriú e atualmente no PSB. Outro administrador desta página é Osvaldo Garcia Neto, o Kako Garcia, ex-diretor de paisagismo do município e coordenador de rua das campanhas de Piriquito em eleições. O terceiro administrador da página “Novas Ideias Mil Grau” é Jefferson Rodrigo Kalinowski, casado com a filha do Sr. Plínio Cesar dos Santos, tio de Piriquito.

Confira a decisão na íntegra

sentenca-mil-grau