Duas praias e Marina Tedesco, de Balneário Camboriú, recebem Bandeira Azul

As praias Estaleiro e Estaleirinho, e a Marina Tedesco em Balneário Camboriú, terão a Bandeira Azul hasteada na temporada 2019/2020. O certificado reconhece os esforços e atividades feitas em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais.

A decisão foi tomada após uma reunião em Copenhagen, na Dinamarca, na última sexta-feira (20), que contou com o júri internacional do programa Bandeira Azul.

Essa é a segunda vez que as duas praias recebem a certificação. A estreia no programa foi na temporada 2018/2019. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul e começaram a receber os trabalhos para o cumprimento de todas as exigências.

Entre as ações para a conquista do certificado estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma.

As praias também contaram com a instalação de banheiros e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas. Ações de educação ambiental também foram realizadas para envolver a comunidade e os banhistas.

Todos os 20 inscritos do Brasil (14 praias e seis marinas) foram aprovados pelo júri internacional. Em Santa Catarina, vão hastear a bandeira oito praias e duas marinas. As cerimônias de hasteamento devem ser realizadas entre 1º de novembro e 15 de dezembro.

Praias certificadas com Bandeira Azul em SC

  • Lagoa do Peri, Florianópolis
  • Praia Grande, Governador Celso Ramos
  • Estaleiro, Balneário Camboriú
  • Estaleirinho, Balneário Camboriú
  • Piçarras, Balneário Piçarras
  • Quatro Ilhas, Bombinhas
  • Mariscal, Bombinhas
  • Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul

Marinas aprovadas no Brasil 

1- Marina Tedesco, Balneário Camboriú – SC
2- Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
3- Marinas Nacionais, Guarujá – SP
4- Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC
5- Marina Kauai, Ubatuba – SP
6- Voga Marina, Ubatuba – SP

Comente Abaixo