Ecos da campanha 2018 – Ao meu ver – por Gian Del Sent

(Destaque) Vereador Omar Tomalih tá “todo todo” com a quase certa eleição para presidente da Casa do Povo. Rádio corredor fala em 95% de chance.

———

O primeiro turno das eleições 2018 terminaram faz mais de 60 dias e o assunto continua reverberando pela cidade, pelos corredores e nas rodas de conversa da Maravilha do Atlântico. Tem assuntos que ecoarão até 2020.

Moisés

A vitória de Moisés para o governo do estado deu uma remexida na política regional. Com a possível vitória de Merísio ou de Mariani, alguns já estavam garantidos em suas confortáveis cadeiras e na certeza de um 2019 com empregado. Tinha gente se garantindo até para as eleições de 2020.

Balaio de Gato

Com a vitória de Moisés, nego começou a se puxar e iniciou uma corrida desesperada para alinhar acordos. Com isso, uma debandada monstruosa está para acontecer nos próximos dias. A migração se dá pelo resultado ter sido o mais inesperado possível, a vitória do comandante pegou muita gente de surpresa e agora todo mundo quer se garantir.

Tarefa Difícil

Por falar em Moisés, a encrenca que o novo governador vai enfrentar é de deixar qualquer um de cabelo em pé. A começar pela saúde que acumula uma dívida de quase um bilhão de reais com fornecedores. Isso sem contar os 8 anos da chapa Raimundo e Pinho que deixaram as estradas da maior parte do estado virada num alho e pouco investimento real em infraestrutura.

Balneário

Aqui a coisa também anda fervendo. Articulações sendo feitas, migração de alguns figurões regionais, PSL tomando corpo e parte dele rachando também. Gente que ainda não entendeu o resultado de 2016 e pelo jeito vai demorar para entender o de 2018. Tudo um emaranhado de informações e muito nego jogando verde pra ver se colhe um maduro.

PSL

Por falar em PSL, o partido que pregou a renovação política durante toda a campanha, tem surpreendido com as escolhas em Santa Catarina. Alguns nomes de Moisés, por mais competentes que sejam, configuram ainda a velha política. Difícil separar as coisas. Balneário não tem sido diferente. Tem macaco velho se “adentrando” por aqui também, só de olho em 2020.

Velhacos

Um dos ecos que ressonam por ai da campanha de 2018, é que teve candidatura a Federal, eleita, que não honrou ainda os compromissos financeiros. Coordenador joga para o candidato que joga para o coordenador. Assim que eu tiver mais informações, trago os detalhes.

Achutti

Quem está todo todo e com uma bela campina para bater asas é o vereador quero-quero, Marcelo Achutti. Embora o quero-quero é uma ave que não costuma migrar para longe, o vereador está sendo muito bem cotado para ser cabeça de chapa la prás bandas do Rio Itapocú.

Trocando Balneários

Marcelo Achutti tem apartamento em Balneário Piçarras, o que possibilita tranquilamente a troca do seu domicílio eleitoral. As articulações e apoios de diversas partes, até mesmo a nível estado, tem trilhado um caminho para que isso aconteça já nas eleições de 2020 e ele concorra a cadeira ocupada hoje por Leonel Martins.

Quero-quero

Inclusive um passarinho azul turquesa pousou na minha sacada e falou que convites tem vindo inclusive para que Achutti assuma algo a nível estado. A proposta teria vindo de gente grande do novo governo que assume no dia 01 de Janeiro. As cadeiras ainda variam. Veremos nos próximos dias.

Cadeiras

Uma cadeira que tem sido bastante comentada nos últimos dias é a da presidência da Casa do Povo de Balneário. Muito se falou, muito se especulou, muita “trovada” aconteceu. Mas no fim das contas, tem tudo para o vereador, algoz da Mônica, Omar Tomalih, assumir a cadeira. O “preferido” já teria até mesmo o aval do prefeito e a rádio corredor já fala em algo como 95% de certeza.

Dinamarca

Quem senta na cadeira da prefeitura esta semana é o vereador e atual presidente do legislativo, Bob Junior. Carlos Humberto, que está como prefeito em exercício, precisará viajar e passará o bastão para Roberto Júnior, que ficará prefeito até o fim de semana, quando Fabrício Oliveira volta de viagem. Três prefeitos em uma semana, só na Dubai Catarinense mesmo.