Edson Piriquito sofre de amnésia (2) – Coluna Ácido Úrico

A cada aparição do ex-prefeito de Balneário Camboriú, acontece um festival de demagogias e mentiras para todos os lados em suas falas. A última aparição foi em uma postagem, ontem (15), na sua página no Facebook, onde Edson Renato Dias soltou a maior pérola dos últimos anos.

Em sua postagem na rede social, ERD colocou o seguinte texto:
“A não abertura do Centro de Eventos que viabilizamos e construímos no nosso Governo, deixa de injetar milhões de reais na nossa economia local e deixa de gerar centenas de oportunidades de novos empregos. Vamos dar um basta nesse desgoverno municipal atual.”

Na imagem que acompanha o texto, tem os dizeres:
“Governo de Resultados? Centro de Eventos sem funcionar a quase 4 anos. Se eu torcesse pelo quanto pior melhor, eu apoiaria a reeleição deste governo.”

Amnésia 

Vemos nessas linhas que o ex-prefeito está sofrendo com graves crises de amnésia seletiva. Ou ele esquece das coisas e está completamente perdido no tempo e no espaço, ou realmente ele mente na cara dura para seus apoiadores, sem nenhuma vergonha.

Vamos refrescar a memória do ex-prefeito.

1 – “A não abertura do Centro de Eventos que viabilizamos e construímos no nosso Governo”.
Primeiro que ele não “construímos” nada. Quem construiu foi o estado. A prefeitura participou com parte do dinheiro e ficou responsável pelas obras de pavimentação do entorno, que não foi feita por ERD. Em resumo, com relação ao Centro de Eventos, Piriquito não fez nada além de tirar fotos, nem mesmo como secretário na ADR de Itajaí.

2 – “deixa de injetar milhões de reais na nossa economia local e deixa de gerar centenas de oportunidades de novos empregos.”
Sim, realmente, faz muita falta esse centro de eventos. Poderia estar bombando e trazendo movimento para a nossa cidade na baixa temporada. Mas não lembro deste protesto de ERD quando, em 2016, a obra já estava atrasada.

3 – “Centro de Eventos sem funcionar a quase 4 anos.”
Primeiro, a obra começou em Agosto de 2015, com uma promessa de ficar pronto em 18 meses. Segundo, se escreve “há quase”. Terceiro, Há quase 4 anos, o senhor era prefeito e o Centro de Eventos já estava atrasado em suas obras. Há quase 4 anos, mais precisamente em Agosto de 2016, um ano após o início, o senhor estava fazendo fotos dentro das obras que ainda estavam em 20% da conclusão, junto com representantes do estado, que anunciavam uma nova licitação para a conclusão do CE e diziam que estava “adiantada”.

Caso o senhor tenha esquecido, o Centro de Eventos é uma obra estadual. Portanto, quem tem que abrir é o estado. E não tem como deixar de colocar funcionar algo que nem está pronto ainda. Se o senhor não lembra também, vou deixar abaixo uma foto de como estava a Obra do Centro de Eventos, em fevereiro de 2017, com 40% da obra, logo depois do senhor deixar a prefeitura da cidade.

Em dezembro de 2016, a própria assessoria de ERD, postou no site da prefeitura uma notícia que anunciava o aporte de mais 9 milhões do governo federal na obra. Junto com a matéria, foi colocada a seguinte foto.

Vale lembrar que, embora o senhor não estava presente, a “turma do MDB”, ao apagar das luzes de 2018, deixando o governo estadual, fez a “inauguração” da obra física do Centro de Eventos. O porque o senhor não estava, a gente ainda não sabe. Mas essa tem sido a sua resposta nos comentários da sua postagem, “Você tem provas que eu estive presente na inauguração do Centro de Eventos?”. O senhor não foi na “inauguração” mas usou o equipamento, inacabado, como palanque político na campanha de 2018.
Sabe o que é mais legal? A peça da campanha de 2018, traz uma foto do Centro de Eventos, inacabado.

Para encerrar o assunto de Centro de Eventos, a sugestão é que o ex-prefeito e atual cabide assessor do Senador Dário, que pressione o “mui amigo” Moisés nesse assunto. Afinal, como diz o próprio Moises, agora o PSL de SC está com a “cara” dele. Com “amiguxos” do MDB o apoiando em todas as esferas. Cobre, nobre ex-prefeito. Se queres o bem da cidade, cobre a conclusão de um equipamento que começou em sua gestão, foi “inaugurada” por seus amigos de partido e até agora não está funcionando. Mas pare de arrumar culpados, esquecendo “convenientemente” de quem fez a lambança toda.

Inacabados

Vamos falar um pouco de equipamento inacabado? Ou pronto e sem condições de funcionar? Vou citar dois, que estão sob apuração por parte do MP. Obras que foram feitas na gestão ERD e nunca funcionaram. Vamos lá.

UPA24 Nações

Início das Obras: Novembro de 2013
Previsão de Conclusão: Setembro de 2014
Conclusão: 2016
Situação: A obra, que tem recurso do governo federal e segue dezenas de exigências, teve sua parte estrutural concluída em 2016. Porém, a vigilância sanitária estadual, que dá o aval para o governo federal liberar o repasse de custeio, identificou uma série de irregularidades no projeto. Além de erros grotescos na execução, o projeto foi alterado durante a obra e não conferia com o que foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Todos esses erros eram de conhecimento da prefeitura na época. Entre as irregularidades está a sala de raio-x, que além de ser pequena demais, não tinha isolamento radioativo e a rede elétrica era muito fraca para o equipamento. Uma rampa, que segue para o segundo andar, não tem largura para passar uma maca e nem mesmo uma cadeira.
Solução: Após várias tentativas, sem sucesso, de aprovar o projeto como ele estava, a prefeitura teve que fazer todas as correções e adequações na estrutura para ter o ok da vigilância sanitária estadual e ser habilitado como UPA24 horas. O problema da rampa, como não daria para mexer na parte estrutural, foi resolvido com uma rampa elevatória. Vale lembrar que, por se tratar de uma obra com dinheiro federal, não poderia ser usado para outro fim, senão ao que foi destinado.

Pronto Socorro e Centro de Diagnose do Ruth Cardoso 

Início das Obras: Junho de 2011
Previsão de Conclusão: Março de 2012
Conclusão: Segundo semestre de 2012. Não foi anunciado a conclusão.
Situação: Embora tenha custado mais de 5 milhões aos cofres municipais e já está pronto desde 2012, o Pronto Socorro e Centro de Diagnose NUNCA funcionou. Mais um caso onde diversas irregularidades foram apontadas. Até “tomadas fake” haviam, onde apenas a caixinha estava na parede, sem tubulação e nem ligação elétrica. A estrutura apresentava infiltrações, partes do gesso do teto estava caindo e parte do mobiliário não estava mais no local. Não havia sistema de ar condicionado, vidros estavam quebrados e equipamentos, destinados para aquele local, continuavam embalados.
Solução: Após 2 anos de buscas para soluções dos problemas e o projeto para a entrega da gestão para OSs, a prefeitura lançou edital para a reforma do espaço. Mesmo sem nunca funcionar, a prefeitura precisou investir mais 600 mil reais na reforma e adequações. No ano passado, a prefeitura anunciou que a estrutura será transformada em um PA, o pronto socorro do Ruth Cardoso será fechado e o atendimento de emergências serão apenas no PA da Barra, Nações e no que será o PA dos Municípios . A abertura agora depende de um recurso feito contra a decisão da justiça que impede o fechamento do pronto socorro do Ruth. O prédio já está praticamente pronto para o atendimento, dependendo apenas da decisão da justiça.

Comissionados?

A postagem de Piriquito causou uma reação imediata por parte dos comissionados do governo. Em respostas as réplicas, Piriquito usou imagens do Portal da Transparência para desmerecer os argumentos dos defensores do atual governo, mostrando que eles são “empregados” da coisa pública.

Se for analisar as mensagens de apoio ao ex-prefeito, boa parte era cargo comissionado no governo dele. Portando, sem validade alguma também?
O ex-prefeito esqueceu também que durante sua gestão, havia uma militância sempre a postos para atacar quem discordasse do governo. Tinha até comissionado difamando opositor com perfis fake de dentro da prefeitura. Tinha até jornalista que recebia a bagatela de 5 mil reais por mês da Cruz Vermelha para fazer assessoria de imprensa, mas até onde sabemos, nunca escreveu um release sequer.

Outro argumento que Edson Piriquito usa para revidar os comentários sobre o governo mais corrupto da história de Balneário Camboriú, é o famoso “Apresente provas concretas que eu esteja envolvido”. Caro ex-prefeito, o senhor é RÉU no processo da Trato Feito. Ninguém é réu sem nenhuma prova. A justiça não aceita denúncias sem provas.
O processo não segue mais sob segredo de justiça, como o senhor queria que continuasse. Os dados, a denúncia e as provas, são públicas. Inclusive a marcação na agenda com seu nome daquela reunião com o pessoal da Sotepa, 2 meses antes de lançar a licitação que a Sotepa foi vencedora. Ou esqueceu da reunião também?

Coluna Ácido Úrico
Por Gian Del Sent
Coluna opinativa, de alguém que não tem partido, não tem político de estimação e não é pago para falar bem ou mal de alguém.

Comente Abaixo