Edson Piriquito sofre de amnésia – Coluna Ácido Úrico

A cada aparição ou entrevista, o ex-prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, mostra que deve estar sofrendo de amnésia ou algum tipo de mal que o faz esquecer de coisas bobas e óbvias.

A cada declaração, para atacar o atual governo, Piriquito critica muitas das coisas que ele mesmo fazia, até pior, durante sua gestão. Os casos são vários, mas vou me ater a um caso que será relatado abaixo, com fontes e imagens.

Hospital Ruth Cardoso

Em suas recentes falas, Piriquito critica a atitude do atual prefeito em fechar as portas do hospital para atendimento regional e atender somente moradores de Balneário Camboriú. Teve algumas situações em que ele disse que é contra e que nunca faria isso. Pois bem, para quem tem problema de memória relembro alguns fatos importantes acontecidos em 2012 e 2013, durante a gestão do ex-prefeito.

2012 – Edson Piriquito recusou um aporte de 2 milhões de reais para o hospital. Ele alegou que precisava de uma ajuda mensal e não esporádica por parte do estado. Na abertura, Edson Renato mudou totalmente a concepção da unidade e decidiu que Balneário manteria o hospital de portas abertas. Depois que ele viu a encrenca que ele arrumou, mudou de ideia.

A matéria no Diarinho ainda está no ar e pode ser conferida no link 
https://diarinho.com.br/noticias/geral/periquito-recusa-r-2-milhoes-do-governo-do-estado-pro-hospital-ruth-cardoso/

Ainda em 2012, recém reeleito, Piriquito disse em uma entrevista que o Ruth Cardoso, que é e sempre foi um hospital municipal, não deveria ser de responsabilidade do município. Ele ainda se queixou que o estado não ajudava o município. A matéria ao Diário Catarinense ainda está no ar.

Link da matéria https://www.nsctotal.com.br/noticias/o-ruth-cardoso-nao-poderia-ser-responsabilidade-do-municipio-diz-edson-piriquito

2013 – Apesar de hoje falar que nunca fecharia o hospital e que é contra a decisão do atual governo, Piriquito queria fechar o Hospital e deu até prazo para o estado tomar atitude. A diferença é que ele não teve coragem suficiente para isso. Divulgou até mesmo uma “carta aberta” que foi protocolada no governo do estado. O porque ele mudou de ideia, ninguém sabe. Mas vale lembrar que o vice-governador na época era Pinho Moreira, também do MDB.

A notícia foi destaque na mídia estadual, rendendo pauta em vários jornais da região. A decisão feita em janeiro de 2013, teve uma prorrogação em abril. O tempo passou e Piriquito resolveu “deixar pra lá”.

Janeiro de 2013, o ultimato.


https://pagina3.com.br/saude/2013/jan/30/1/prefeito-da-ultimato-e-ameaca-fechar-ruth-cardoso-para-pacientes-da-regiao

O alerta, foi dado pelo próprio Piriquito em notícia veiculada pela prefeitura em seu portal oficial.


O texto completo pode ser lido no link: https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=10509

Já em abril do mesmo ano, Piriquito estendeu por mais 60 dias o prazo para o Estado “se coçar” sob ameaça de fechar o pronto socorro para atendimento da região. Matéria veiculada na imprensa estadual, alertava sobre o fim do prazo, que acabou sendo adiado.

Confira a matéria de 26 de Abril de 2013

Na época, em uma entrevista sobre a situação do Ruth, o secretário de saúde da cidade se queixa sobre o alto número de pacientes de Camboriú atendidos em Balneário. O secretario da época ainda fala sobre o custeio ser 100% do município. E o mais cômico nisso, é que o secretário da época, hoje é prefeito de Camboriú, que tem um hospital fechado.

Final de Abril de 2013, Piriquito publicou uma “carta aberta” descendo a lenha no Governador Raimundo Colombo. Foi quando ele deu mais 60 dias para o estado se virar sob ameaça de fechar o hospital para atendimentos regionais.
O texto pode ser lido em vários lugares, mas deixo alguns links e a manchete no site da própria prefeitura.

Periquito volta atrás e adia o fechamento do Ruth
https://diarinho.com.br/noticias/geral/periquito-volta-atras-e-adia-o-fechamento-do-ruth/

Prefeito adia fechamento do hospital Ruth Cardoso e reclama do governador

https://www.pagina3.com.br/politica/2013/abr/29/1/prefeito-adia-fechamento-do-hospital-ruth-cardoso-e-reclama-do-governador

Piriquito adia em 60 dias o fechamento parcial do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú
https://www.nsctotal.com.br/noticias/piriquito-adia-em-60-dias-o-fechamento-parcial-do-hospital-ruth-cardoso-em-balneario

O texto completo pode ser visto aqui: https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=10901

Sem contar as vezes que o hospital, de fato, quase fechou a maternidade ou quando ele teve que decretar emergência.

2013 – Decretada situação de emergência no Hospital Ruth Cardoso, no Litoral
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/04/decretada-situacao-de-emergencia-no-hospital-ruth-cardoso-no-litoral.html

2014 -Ruth Cardoso consegue evitar fechamento da maternidade e sala de partos
https://pagina3.com.br/saude/2014/dez/11/1/ruth-cardoso-consegue-evitar-fechamento-da-maternidade-e-sala-de-partos

2015 – Autoridades vão cobrar participação do Governo do Estado no custeio do Hospital Ruth Cardoso
https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/conteudo/publicacoes/noticias/1/2015/4485

Caro Edson, o senhor pode estar ruim de memória, mas os registros e a internet lhe ajudam com esse mal.

Comente Abaixo