Em projeto pioneiro no Brasil, Hospital de Campanha garantirá atendimento médico nas festividades de Réveillon

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú em parceria com o SAMU Municipal e Estadual e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, montou um Hospital de Campanha em frente à Praça Almirante Tamandaré.

Os atendimentos iniciam às 19h do dia 31 (segunda-feira) e seguem até as 7h do dia 1º de janeiro (terça-feira).

A equipe é formada por dois médicos, 4 enfermeiros e 6 técnicos de enfermagem, além de administrativo e limpeza atuarão no local. Ao todo, 12 leitos serão disponibilizados, entre observação e cadeiras de hidratação.

A estrutura é climatizada e ainda conta com uma unidade Semi-intensiva equipada com desfibrilador e ventilação mecânica, 2 mesas para realizar pequenas cirurgias e uma central de atendimento.

“Ao chegar no local, o paciente será imediatamente atendido e estabilizado para que, se necessário, seja encaminhado para o Hospital Ruth Cardoso. ” informou a secretária de saúde, Andressa Haddad.

A Central de Operações Integrada com o SAMU, Corpo de Bombeiros e Secretarias de Saúde e Segurança, fará todo o controle das urgências e emergências durante a festa. Cinco viaturas, sendo 2 do SAMU, 2 dos Bombeiros e uma da Secretaria de Saúde, ficarão no local a disposição para o deslocamento de pacientes.

Projeto Pioneiro

Até hoje, nenhuma outra cidade no Brasil adotou esse tipo de estrutura para festas de réveillon. Os Hospitais de Campanha, geralmente usados em catástrofes ou desastres de grandes proporções, será aplicado pela primeira vez em Balneário Camboriú.

“Em 2008, durante as enchentes do Vale do Itajaí, as forças de segurança usaram uma estrutura com a metade da capacidade que será fornecida no nosso réveillon. Nem mesmo em Salvador ou Copacabana, teve ou terá uma estrutura como a nossa.” completou a secretária.

 

Trailer da Saúde na Praça Almirante Tamandaré

Além do Hospital de Campanha, que funcionará no Ano Novo, durante toda a temporada a Secretaria de Saúde prestará atendimento em um trailer na Praça Almirante Tamandaré. O objetivo é dar suporte primário e orientações para a comunidade e turistas, oferecendo atendimentos de enfermagem, especializados e de odontologia, das 8h às 17h, todos os dias da semana até o Carnaval.

Os serviços ofertados são verificação de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia que é a técnica na aurícula (ouvido externo) para tratar dores corporais e atendimentos mais graves vão ser encaminhados para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. O trailer da saúde é dividido em atendimento de enfermagem e atendimento dentário.