Em uma semana 345 banhistas foram queimados por águas-vivas na região

Em sete dias o corpo de Bombeiros registrou 345 lesões causadas por águas-vivas e caravelas na área do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, que abrange a região de Itapoá a Itajaí.

O número foi contabilizado desde o início da temporada de verão, no dia 22 de dezembro, até este domingo.

As praias que apresentam o maior índice de lesões por águas-vivas e caravelas são Francisco do Sul, Itapoá e Penha. “Em decorrência do clima, dos ventos e das correntes marítimas, estes seres se aproximam da costa e podem causar lesões nos banhistas que acabem em contato com elas”, explica a nota dos bombeiros.

O que fazer

A água-viva provoca uma queimadura química. Quando encosta na pele, seus tentáculos liberam o veneno que queima. Dói muito. Nesta hora é importante saber o que fazer e – principalmente – o que NÃO fazer:

  1. JAMAIS lave o local da queimadura com água doce. JAMAIS. A água doce aumenta a liberação de veneno dos tentáculos e piora a queimação e a dor.
  2. Lave com ÁGUA DO MAR. Isso mesmo. Jogue água do mar com abundância. Peça um baldinho e mande ver. A água do mar facilita a retirada de eventuais tentáculos que estejam grudados na pele liberando mais veneno e provocando mais dor.
  3. Se você observar algum tentáculo grudado, pegue um palitinho de sorvete ou um cartão de crédito e passe delicadamente na pele para retira-lo. Cuidado para não machucar ainda mais.
  4. COLOQUE VINAGRE NA QUEIMADURA: é o melhor produto para diminuir o efeito do veneno na pele e atenuar a dor. Qualquer tipo de vinagre serve. Puro, sem diluir em água. Faça compressas por uns 30 minutos.
  5. NÃO adianta colocar xixi na queimadura. O efeito ácido não é suficiente para atenuar o veneno nem para diminuir a dor. É mito.
  6. Procure um PRONTO SOCORRO se a área queimada for extensa, se a dor estiver muito forte ou se você observar sinais de alergia. IMPORTANTE SABER que algumas pessoas são alérgicas ao veneno e que a alergia pode ser importante, inclusive com fechamento da glote por edema.

Aproveite as férias, sem riscos!

Comente Abaixo