Emasa apresenta estudos em um dos maiores eventos de saneamento do Brasil

Servidores da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, participaram do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) – o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil, que ocorreu de 17 a 20 de outubro, em Curitiba. O tema do evento neste ano foi “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Além da apresentação de trabalhos que foram selecionados, a equipe participou de palestras, painéis e da feira com inovações tecnológicas para o setor.

Nesta terça-feira (19), o analista químico Caio Cardinali Rebouças, apresentou os trabalhos técnicos que foram desenvolvidos nos últimos dois anos com o esforço de todo corpo técnico e apoio da direção, relacionados aos objetivos da Autarquia: aprimorar os serviços no tratamento de esgotos sanitários. Os temas foram “Otimização multivariada dos processos de coagulação/floculação para aplicação do tratamento primário quimicamente assistido no tratamento de esgoto”; e “Estudo da viabilidade técnica e de custos de aquisição de Secador de Lodo para a ETE Nova Esperança”, esse último, teve como co-autores a fiscal de Saúde Pública, Tânia Denise Pedrelli, e o agora, engenheiro Sanitarista e Ambiental, Lucas Vieira de Medeiros, que na época, foi estagiário da Emasa.

Sobre o 31º Congresso ABES

O Congresso discute o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis – considerando os pilares do saneamento básico como a base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da agenda 2030 – Organização das Nações Unidas (ONU).

Promove uma ampla discussão do tema e da agenda institucional e técnica do setor de saneamento ambiental, com a interação dos profissionais, do ensino, da pesquisa e da inovação e apresenta casos de sucesso e boas práticas do setor, além de proporcionar ao público a participação com apresentação de trabalhos técnicos, e troca de experiências. Junto ao Congresso, a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental apresentará as mais recentes inovações tecnológicas do setor de saneamento inseridas no contexto das cidades inteligentes.