Emasa flagra descarte irregular de resíduos na drenagem pluvial

Na manhã desta terça-feira (18), a Emasa recebeu uma denúncia sobre a suspeita de descarte de resíduos sólidos em uma boca de lobo localizada na Rua 1970, próximo à um supermercado. A equipe do programa Se Liga na Rede foi até o local e confirmou o descarte irregular de restos de comida na drenagem, por meio de uma boca de lobo.

De acordo com a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, a mesma massa verificada na boca de lobo, foi constatada na Caixa de Inspeção (CI) que é conectada a um estabelecimento comercial localizado na 3ª Avenida, com fundos para a Rua 1970. “Alguns vizinhos relataram à equipe que viram um pessoal fazendo limpeza no dia anterior e jogando resíduos na drenagem”. Com esses indícios, a fiscal emitiu um auto de infração e multa de 10 UFM ao estabelecimento, pois o descarte de comida, gordura, entre outros resíduos na drenagem é crime, previsto em lei.

A fiscal sanitarista da Emasa ressalta, que o descarte irregular de resíduos sólidos e gordura na tubulação são grandes vilões para o funcionamento da rede coletora de esgoto. “Além dos prejuízos à operação do sistema de esgotamento sanitário do município, causando danos à tubulação, prejudica o meio ambiente e a saúde e qualidade de vida das pessoas”, completou Beatriz, lembrando que é necessário a consciência de todos para o descarte correto dos resíduos no lixo, a ligação correta do imóvel e o uso da caixa de gordura, para não ocorrer o entupimento das redes e ainda, a poluição de nossos rios e praias.

Denúncias, dúvidas, informações e reclamações podem ser feitas pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: [email protected]

Publicidade