EMASA Inicia implantação da rede de esgoto no Estaleiro e Estaleirinho

A EMASA de Balneário Camboriú iniciou a implantação da rede coletora de esgoto nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, os únicos bairros que ainda não possuem rede.

As obras começaram nesta quinta-feira (17) pela Avenida Rodesindo Pavan (Interpraias) – próximo a BR 101 – no Estaleirinho, com a instalação de Poço de Visita (PV) e escavação para assentamento da tubulação nesse primeiro trecho, que compreende cerca de 250 metros. No trecho em obras o trânsito fica em meia pista, com sinalização para orientar os motoristas.

Para o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, essa obra logo representará o encerramento de um ciclo, que é a cobertura total da cidade com rede coletora de esgoto e inicia outro ainda mais importante. “Recentemente entregamos uma ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em 53 ruas de diversos bairros e em breve, teremos a cobertura total de rede implantada. Mas, é muito importante desde já, a conscientização das pessoas quanto a ligação de seus imóveis à rede externa após autorizados, pois só assim, seremos também uma cidade 100% conectada e comprometida com o meio ambiente”, completou.

Para o presidente da AME, Associação de Moradores do Estaleiro, Laurindo Ramos, a obra trará desenvolvimento para a região do bairro Estaleiro. “O início das obras da rede coletora das Praias do Estaleiro e Estaleirinho vem num momento ímpar da região, onde essa região selará os 100% da rede em toda cidade. Também, vem acompanhado da recente aprovação do Plano de Manejo da APA Costa Brava, onde diversos investimentos, públicos e privados como parques e afins, se instalem em nossa região, gerando cada vez mais economia e renda. A comunidade recebe essa informação com muito orgulho, pois precisamos preservar essa região e a rede coletora é a base para solidificarmos nossa região para tal”.

A implantação foi comemorada pelo presidente da Associação de Moradores do Estaleirinho, Marcos Almeida. “Essa é uma grande obra que os moradores almejavam há tempo e será muito importante para as duas praias que também possuem o selo Bandeira Azul e só vai melhorar a qualidade. Somos muito gratos a prefeitura e Emasa”, menciona.

Sobre a obra

A obra é de responsabilidade da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), sendo executada pela CFO – Construtora Fonseca e Oliveira LTDA e compreende a implantação de 32.706 metros de rede coletora e adutora de esgoto; estações elevatórias; poços de visita; emissários e ligações de esgoto nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, que levarão os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reduzindo a poluição nos rios e praias. O valor licitado foi de R$ 9.983.766,44 e o prazo previsto para a execução é de 18 meses.