Esponjas de cozinha usadas viram recursos para Hospital Pequeno Anjo

Material é encaminhado para reciclagem e valores arrecadados são repassados para Unidade de Saúde Infantil de Itajaí

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está recolhendo esponjas de uso doméstico usadas para uma campanha de reciclagem que ajudará o Hospital Infantil Pequeno Anjo. Para cada material arrecadado, R$0,02 são doados para a Unidade de Saúde. As esponjas podem ser depositadas no coletor da FAMAI, que está localizada na Rua 15 de novembro, 378, Centro.

“A esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um ‘porta-bactérias’, ela tem uma vida útil reduzida.”, explica Francine Wendt, engenheira ambiental e coordenadora do projeto na Univali. Por esse motivo, ela esclarece, ainda que, para evitar a proliferação de insetos e mau cheiro, é importante que a esponja esteja limpa e seca antes de ser depositada nos coletores.

A campanha foi desenvolvida para integrar o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, que proporciona um destino adequado às esponjas descartadas. Todos os tipos de esponjas de uso doméstico são aceitos, independentemente da marca, cor ou tamanho. Após o envio para reciclagem, elas são reintroduzidas na cadeia produtiva como matéria prima e podem virar baldes, lixeiras, pás de lixo e outros materiais.

______________________

Informações Adicionais

Francine Wendt
(47) 3341-7869