Esporte adaptado é incluído no atendimento da AMA Litoral BC

A Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) iniciou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral BC) neste mês de maio. O objetivo é ampliar o atendimento para crianças com autismo e necessidades especiais. Dois profissionais da FMEBC que começaram o trabalho na AMA nesta segunda-feira (11). Os educadores estão conhecendo a entidade e iniciando o processo de capacitação, para, na sequência, atuarem junto à equipe clínica da AMA Litoral BC.

“Salientamos que a prática de atividades esportivas é fundamental para uma vida saudável, contribuindo para o bem-estar físico, desenvolvimento intelectual e humano, além da socialização. O esporte adaptado é essencial para trabalhar várias habilidades, principalmente nas pessoas com autismo”, explica Catia Franzoi, presidente da AMA Litoral BC.

O projeto Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Esporte investe no futuro, busca promover atividades de esporte adaptado, recreativo e de lazer, tendo como finalidade a inclusão e interação social. Além disso, trabalha nas habilidades físicas e motoras, contribuindo na melhora da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos com TEA que são atendidas na AMA Litoral SC.

Durante a pandemia, é fundamental o envolvimento da família interagindo, praticando esporte, brincando, contribuindo para o desenvolvimento social e afetivo. Os trabalhos estão sendo ministrados on-line com os 94 pacientes já atendidos na instituição e estão em avaliação 40 novos pacientes. As avaliações das famílias são feitas por profissionais, seguindo todas as medidas preventivas exigidas pela Secretária de Estado da Saúde.

Comente Abaixo