Estação de tratamento da EMASA está sem cheiro desde o fim de semana

Publicidade

Após a finalização da instalação das últimas linhas aplicação de ar da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto da EMASA no último sábado, o cheiro que se espalhava pela região sumiu completamente.

A informação foi recebida pela reportagem ainda no domingo, dia 16, quando moradores do Bairro Nova Esperança relataram a ausência do cheiro que assolava a região nos últimos meses. Os moradores ainda relataram que havia muita espuma na lagoa, levantando a possibilidade de aplicação de algum produto químico.

Hoje, dia 21, a reportagem esteve no local e confirmou a informação. Não há nenhum cheiro de esgoto como o que havia até a semana passada e a possível aplicação de algum produto químico foi descartada pela equipe técnica que acompanhou a visita do Portal Visse.

Publicidade

Segundo o diretor técnico da EMASA, Alexandre Motta, a formação de espuma se dá pela aplicação do ar e é causado pela própria química de detergentes presentes no efluente que vem das residências.

“Com o avanço da montagem do sistema de aeração e do aumento da quantidade de ar/oxigênio injetado no tanque de aeração, iniciou-se efetivamente a partida do sistema biológico de tratamento por lodos ativados. Em um primeiro momento, ocorre a formação de uma espuma branca sobre a superfície do tanque. Tal condição é explicada pela baixa ou ausência de sólidos suspensos totais no tanque. Em outras palavras, a ausência de lodo condiciona a formação de espuma branca. Sendo, portanto, normal nessa etapa do processo.” explicou.

Segundo o diretor, a demora em finalizar as linhas está no fato de que as peças são importadas. “A instalação atrasou pelo fato dos materiais usados serem importados dos Estados Unidos e houve demora na produção das peças.” pontuou.

“A medida em que o lodo ativado vai sendo formado e o controle de processo vai sendo executado, o sistema atinge sua máxima eficiência e a espuma branca desaparece. Já a eliminação do cheiro é o resultado da instalação das linhas de aeração que ainda faltavam. O processo pode ainda ser acelerado por meio da inoculação de lodo proveniente de outras estação de tratamento de esgoto que podem ser trazidos até a ETE Nova Esperança, mediante transporte com caminhões tanque.” completou Motta.

Nota da redação: Até o momento não vi nenhum vídeo, postagem em rede social ou protesto em grupo de Whatsapp, falando sobre o fato de que o cheiro sumiu. Aliás, quando comentei que com a instalação das novas linhas o cheiro sumiria da noite para o dia, riram. Pois está ai o resultado e aguardo a manifestação dos interessados. Gian Del Sent. 

 

 

Publicidade