O BOA (Batalhão de Operações Aéreas), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi acionado na tarde desta sexta-feira (27) pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Curitiba (Salvaero Curitiba) para buscas a uma aeronave de pequeno porte que possivelmente caiu no mar entre Itapema e Navegantes, no Litoral Norte. De acordo com informações do Salvaero, a decolagem ocorreu às 11h desta sexta-feira, no condomínio aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou no fim da tarde desta sexta-feira que as buscas noturnas ao avião PU-OGL, modelo Conquest 180, estão confirmadas. Uma aeronave SC-105 Amazonas está engajada na operação, que é coordenada pelo Salvaero Curitiba.
Flavius Neves, do condomínio aeronáutico, explicou que o ultraleve veio do Rio Grande do Sul, parou em Porto Belo para fazer manutenção na hélice e, nesta sexta-feira, decolou para Itanhaém, no litoral de São Paulo. “Depois de oito ou 10 minutos de voo, ele saiu do radar de Navegantes. O tempo estava fechado”, contou. O piloto ainda teria comunicado que estava sem visão de terra e mar.
Conforme o comandante do BOA, tenente-coronel Diogo Bahia Losso, foram deslocados para as buscas o Arcanjo-01 (helicóptero) e Arcanjo-02 (avião). “Era uma aeronave experimental, com capacidade para dois ocupantes, mas apenas o piloto estava a bordo. A última comunicação dele foi com o aeroporto de Navegantes, informando que a aeronave estava a cerca de 9 km sudeste do terminal, sobre o mar”, disse Losso. O modelo da aeronave, que possuía transponder (equipamento que auxilia na comunicação do tráfego aéreo), tem peso estimado de 750 kg.
A operação de busca e resgate está sendo realizada por três equipes, sendo uma equipe com uma embarcação de maior porte proveniente de Florianópolis e a outras duas equipes com embarcações de médio porte, uma de Itajaí e outra de Balneário Camboriú.
Por volta das 08:30h deste sábado, a equipe da embarcação Resgate 01 de Florianopolis localizou alguns pertences pessoais da vítima, mais ao sul do possível local da queda, assim redirecionando as buscas para as imediações daquela região.