Fabrício Oliveira, Carlos Humberto e vereadores tomam posse em Balneário Camboriú.

Publicidade

O prefeito Fabrício Oliveira (PSB), o vice-prefeito Carlos Humberto Metzner (PR) e os 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura em Balneário Camboriú tomaram posse dos cargos na tarde deste domingo, em cerimônia no Clube Ariribá, com o salão lotado. A sessão solene foi comandada pelo vereador Moacir Schmidt (PSDB), escolhido como presidente provisório por ser o parlamentar mais velho do Legislativo. Na solenidade, os políticos eleitos assinaram o termo de compromisso e o livro de posse dos cargos. Após o encontro, os vereadores se encaminharam para a Câmara, onde foi definida a mesa diretora para os próximos dois anos. Ainda no Ariribá, o prefeito Fabrício fez a posse de seus secretários.

Fabrício informou que recebeu ontem as chaves da prefeitura em encontro com o ex-prefeito Edson Renato Dias (PMDB), destacando que a transição de governo foi tranquila com a colaboração dos gestores. Nesta segunda-feira pela manhã, ele já se reúne com o secretariado para apresentar o plano dos cem dias de governo, que vai trazer as prioridades para os primeiros três meses de governo. “São mais de 50 ações que, de maneira imediata, nós vamos colocar em prática em Balneário Camboriú, para que possamos colocar essa cidade num novo patamar”, diz. Durante a semana, em data a ser divulgada, as ações serão divulgadas para imprensa e pra população.

Em seu discurso de posse, Fabrício destacou os ideias de sua gestão, que será focada no combate à corrupção, no respeito ao dinheiro público e no respeito à independência entre os poderes. Disse ainda que não cederá às pressões político-partidárias e que não aceitará “as práticas da velha política”, frisando que implantará novas ideias pela boa administração pública.
“É assim que esse governo vai trabalhar. Nós seremos intolerantes com a corrupção, seremos intolerantes com o desperdício, seremos intolerantes com o mau feito. Trabalharemos todos os dias, minuto a minuto, para fazer valer nosso plano de governo”, garante. “No meu governo não haver espetáculo político, mas transparência”, completa.

Publicidade

Pluralidade no Legislativo

O vereador mais bem votado na última eleição, Leonardo Piruka (PP), discursou em nome dos parlamentares que foram reeleitos durante a cerimônia de posse. Ele parabenizou o prefeito e o vice-prefeito eleitos e também a composição dos novos secretários, mas defendeu a independência entre Executivo e Legislativo, lembrando que ambos os poderes representam os interesses do povo.

Reeleito para um novo mandato, Piruka destacou que os vereadores estão iniciando um ciclo especial na 13ª legislatura devido aos diferentes partidos que estão representados nas bancadas. “Um novo ciclo começa e atingirá uma pluralidade não vista na história recente [da Câmara], com sete partidos. São as várias siglas que farão dessa legislatura uma legislatura única”, afirma. Apesar das diferenças partidárias, ele ainda considerou que todos trabalharão pela cidade. “Todos [os vereadores] carregam na sua essência a vontade de representar a população”, defendeu.

Atrasou

O vereador Elizeu Pereira (PMDB) começou o ano com o pé esquerdo. Devido ao atraso dele, a sessão solene de posse começou com 50 minutos atrasada, praticamente o mesmo tempo que a cerimônia levou. A informação era que o carro dele teria quebrado a caminho do clube Ariribá, mas ele informou que ficou preso no engarrafamento na BR-101 e teve que pegar um desvio.

O presidente da sessão informou o público do imprevisto e suspendeu o início da cerimônia até que Elizeu chegasse. “Também sai em cima da hora”, comenta, reconhecendo que calculou mal. Segundo o vereador, o atraso não representa um sinal de mau agouro para o seu mandato, mas que são problemas que podem acontecer. “Vai ser um ano de muito trabalho, com certeza”, assegurou.

(Por Diarinho)

Publicidade