Fala Candidato – Aderbal Machado | PL | Balneário Camboriú

Nome: Aderbal Machado
Cidade: Balneário Camboriú
Há quanto tempo você mora na sua cidade? 23 anos (1997)
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Sim. PMBC 2001 a 2004 – EMASA 2009 A 2015 – Câmara 2017
Em quantos partidos você já foi filiado? 3 ou mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
Transporte integrado, vocacionamento dos hospitais da região, redução de cargos no gabinete, redução de gastos de gabinete, redução de vagas na Câmara, regras seguras de ocupação da orla, sugerir e lutar por uma nova captação de água bruta e ampliação da capacidade de reservação de água tratada.

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que:
Tem que diminuir

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias?
Extremamente importante. Eu, por exemplo, se eleito, serei vereador de um só mandato. Não repetirei. Palavra de honra.

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade? 
Cumprindo a palavra, abrindo o jogo a todo momento, jamais adotar medidas sem ouvir amplamente a população e os setores interessados. Não adotar medidas cujo interesse não seja coletivo de verdade.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso? 
Isto só mudará mudando a forma de divulgar e mostrar os trabalhos. Ser mais objetivo e racional nisso, sem perder tempo com um amontoado de informações jogadas no ar sem critérios bem definidos. Pra isso, precisamos reformular o sistema de comunicação do Legislativo. Profundamente, diga-se.

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)? 
Absolutamente contrário. Desde sempre. Considero uma traição ao eleitorado.

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
Ato normal. Só é salutar evitar exageros, que levam à increbilidade e fragilizam a ação do legislativo.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)? 
Ter discernimento no trato da coisa pública, não trair propósitos, não abusar das prerrogativas, ter atitudes salutares permanentes no exercício do mandato, ser claro nos propósitos.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura? 
Não exatamente um “direito” e nem um dever, mas uma possibilidade. Eu não farei, se for vereador.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal? 
Estou preparado, conheço a atuação de um legislativo por experiência em funções já exercidas dentro dele ao longo do tempo, seja como profissional de imprensa em nível estadual ou local, seja como servidor (assessorias por mais de dez anos de presidentes em Criciúma e de vários deputados em Florianópolis). Além disso, tenho projetos bem definidos para defender e tenho relação direta com muitos deles por ações comprovadas – como na Cultura, cuja direção municipal exerci por três anos, com reconhecida eficiência (2001 a 2004), quando fui o autor da lei que criou a Fundação Cultural da cidade.


 

O Portal Visse iniciou uma série de publicações com perguntas e respostas dos candidatos a vereador de Balneário Camboriú e Camboriú.

A reportagem irá disponibilizar um questionário com 7 perguntas sobre o candidato e 10 perguntas para ajudar o eleitor a conhecer a visão sua política e suas propostas para o município.

Para responder as perguntas, o candidato ou sua assessoria deve acessar o link https://forms.gle/h6pUdCeqVE7GU39h6 e preencher o formulário.

  • O material será publicado na íntegra e sem edições.
  • Não será permitido editar o texto depois de enviado.
  • Poderá ser enviado apenas um formulário por candidato.
  • O candidato é responsável pelas informações fornecidas, assegurando que todas as respostas sejam realmente verdadeiras.
Comente Abaixo