Fala Candidato – Bia Mattar | PDT | Balneário Camboriú

Nome: Ana Beatriz Magalhães Mattar
Cidade: Balneário Camboriú
Há quanto tempo você mora na sua cidade? 8 anos
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Sim, na Fundação Cultural de Balneário Camboriú, de 2017 à abril de 2020
Em quantos partidos você já foi filiado? 2

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
Cultura, Educação, Economia Criativa e Inclusão Social

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que: 
Está bom assim

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias? 
Sim, acho bem importante. Atende a prerrogativa da democracia representativa e participativa e devemos buscar ainda uma maior representatividade de mulheres na política em âmbitos legislativos.

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade?
Há sempre uma verdade em trabalhar com o coletivo que deverá prevalecer entre as diversas promessas vazias e sem fundamentação técnica das reais funções de um vereador. Acho que maior transparência e ainda maior participação do cidadão nas promessas de campanha e que não são fiscalizados precisam ter maior aderência e relacionamento com as pessoas.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso? 
A nossa campanha é voltada para um mandato coletivo, inédito e inovador na cidade que embora não seja instituído pela lei como ocupação circular dos membros do coletivo no gabinete, permite a ocupação coletiva. Isso pode ser um diferencial do sistema estabelecido e que não tem aderência pela população.

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)? 
Não concordo

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
Acho que são instrumentos importantes na gestão legislativa

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)? 
Deve ser uma pessoa idônea, comprometida com o coletivo. Ter entendimento de seu papel técnico e de acordo com a Lei Orgânica do Município exercê-lo com imparcialidade e transparência. Deve ser justo, humilde e estar à disposição da comunidade e da cidade pretendendo trabalhar por seu desenvolvimento sustentável e honrar com suas atribuições com verdade e justiça.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura?
Eu acho que estas indicações devem partir da capacidade das pessoas assumirem essas funções no executivo e não de onde elas partem. Não vejo impedimentos para isso.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal?
Formamos um mandato com visão mais holística, colaborativa, aberta e horizontal, onde os posicionamentos, por exemplo, são resultantes dos diálogos com o grupo e com a comunidade em geral. Acreditamos em uma forma mais plural de discussão nos espaços políticos apresentando como candidatas: 1 vereadora titular e mais 4 mulheres que representam a comunidade de forma colaborativa e democrática. Contamos com o seu voto em mais mulheres na política!

 


O Portal Visse iniciou uma série de publicações com perguntas e respostas dos candidatos a vereador de Balneário Camboriú e Camboriú.

A reportagem irá disponibilizar um questionário com 7 perguntas sobre o candidato e 10 perguntas para ajudar o eleitor a conhecer a visão sua política e suas propostas para o município.

Para responder as perguntas, o candidato ou sua assessoria deve acessar o link https://forms.gle/h6pUdCeqVE7GU39h6 e preencher o formulário.

O material será publicado na íntegra e sem edições.
Não será permitido editar o texto depois de enviado.
Poderá ser enviado apenas um formulário por candidato.
O candidato é responsável pelas informações fornecidas, assegurando que todas as respostas sejam realmente verdadeiras.
As publicações serão feitas em até 24 horas do envio do formulário para a redação.
(Estão ocorrendo atrasos devido a alta demanda)