Fala Candidato – Gelson Rodrigues | Cidadania | Balneário Camboriú

Nome: Gelson Rodrigues
Cidade: Balneário Camboriú
Há quanto tempo você mora na sua cidade? 23, mas minha família veraneava desde 82
Já foi vereador(a) alguma vez? Sim
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Não
Em quantos partidos você já foi filiado? 2

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
Atenção aos bairros com saúde, educação e segurança

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que:  
Está bom assim

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias? 
A oxigenação de ideias no parlamento é importante, mas experiência é fundamental

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade?
Viemos de um processo nos últimos anos que desgastou a imagem da figura “político” no nosso país. É necessário retomar com ações corretas e condutas ilibadas. Tenho feito, e quero continuar fazendo, um mandato transparente, participativo e sem esconder nada de ninguém. A população tem o direito de saber os passos dados por seus representantes.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso?
Temos que dar voz á população. O povo está cansado de reivindicar as coisas e a classe política fazer o que acha melhor. Isso causa o desinteresse de participar do dia a dia do legislativo. Essa questão reforça a minha visão sobre o mandato participativo como vereador.

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)?
Toda e qualquer atitude que ajude aumentar a representatividade da população é válida. Se um vereador pode fazer pelas pessoas mais do que votar leis, que faça e desenvolva este trabalho com excelência. Se houver possibilidades de representar a cidade em outras esferas, que faça. A população tem muito mais a ganhar.

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
Embora banalizada por muitos, a moção é uma homenagem importante para reconhecer perante toda a cidade o trabalho realizado por alguma pessoa ou instituição. É a maneira que o legislativo tem que agradecer pelos serviços prestados, de maneira institucional e democrática.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)? 
Fiscalizar, buscar e entender as necessidades da cidade, e representar a população com honra, honestidade e seriedade.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura? 
Não que isso seja um dever, mas o coletivo é essencial para o desenvolvimento de projetos de um grupo. Se for de vontade do chefe do executivo que eu faça a indicação, faço com o maior prazer e indicarei pessoas capacitadas para desempenhar a função com excelência.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal? 
Em meu primeiro mandato mostrei a minha maneira de trabalhar. Sem desperdício de dinheiro público, sem viagens e sem diárias que oneram o contribuinte. Fui para a rua buscar as necessidades e trabalhar junto a população. Junto ao executivo buscamos melhorias para a região sul da cidade e demos mais dignidade ao povo que lá mora. Quero poder continuar trabalhando para esta terra que escolhi para viver e criar a minha família.