Fala Candidato – Jefferson Guilhermino | Republicanos | Camboriú

Nome: Jefferson Guilhermino
Cidade: CAMBORIÚ
Há quanto tempo você mora na sua cidade? 20 anos
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Não
Em quantos partidos você já foi filiado? Apenas 1

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? Turismo e Educação

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que: Está bom assim

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias?

Pitkin (2004) ressalta que “a representação torna presente o que está ausente” senso assim, há a necessidade de rotatividade visando uma garantia de igualdade das classes. Para que haja a democracia participativa, é importante o envolvimento direto dos cidadãos nas esferas públicas. Ou seja, é através da rotatividade, que ocorre o equilíbrio nas condições de acesso e representação entre todos. 

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade?

Na atual conjuntura, vivenciamos inúmeros acontecimentos em que colocou em xeque a credibilidade dos representantes do povo, muitos se deixaram levar por vaidades e se esqueceram quais eram as suas reais funções. Para tanto, pretendo vivenciar um mandato compartilhado, da qual terei a função de prestar contas do que e o que estou fazendo para que haja uma mudança no município. Deixando todos os munícipes cientes das atividades que estão sendo executadas.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso?

Infelizmente ainda possuímos o hábito de pouco envolvimento político, nota-se que tal desinteresse é ocasionado por decepções além da falta de “cultura política” que não possuímos. Fazer um mandato compartilhado, na qual envolva uma participação direta da Sociedade Civil e o Poder Público será capaz de trazer evoluções nesta participação. É aquele trabalho de trazer pra perto, tomando decisões na qual a Sociedade Civil tenha sido ouvida antes, entender as diferentes demandas de acordo com os grupos em que elas se encontram e trabalhar para que o coletivo seja representado e atendido.

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)?

O Vereador foi eleito para representar a população, para tanto não sou a favor do mesmo assumir secretarias. Visto que, acredito que as Secretarias do municípios devam possuir como secretários pessoas técnicas e que dominam aquela área, para assim, realizarem um trabalho de excelência e qualidade.

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal?

Qual o impacto das Moções no desenvolvimento do município? Vejo que muitos vereadores, se utilizam da mesma para se promoverem e aumentar a quantidade de “ações” realizados no mandato, entretanto, não vemos nenhuma mudança para a sociedade, com exceção dos gastos aos cofres públicos que elas possam gerar. Moções devem ocorrer de forma esporádicas, não como forma de “apresentação de trabalho” do edil, mas apenas quando à justificativa para sua existência seja de extrema necessidade.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)?

Creio que as principais características que um vereador deva possuir são alicerçadas na Honestidade, Coerência naquilo que propõe, as Experiências profissionais e sua capacitação educacional.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura? 

Desde que os indicados sejam pessoas capacitadas e com um ótimo currículo profissional, não vejo problemas.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal?

Bom, vejo que necessitamos renovar e mudar a cara da nossa Câmara Municipal, colocando pessoas comprometidas com o povo, sendo este, um elo com o Poder Executivo para apontar as necessidades que o Município possui. Dito isso, me sinto capaz de atender a esses anseios de mudança, sou formado em Administração com ênfase em Gestão e pós graduado em docência do Ensino Superior. Também possuo formação em Direito e sou pós graduando em Jurisdição Federal. Tenho experiências em Gestão de empresas, no Poder Judiciário e na docência como Professor Universitário. Acredito que apenas a União entre a Sociedade Civil e o Poder Público será capaz de trazer evoluções no convívio em sociedade. Somos responsáveis pela mudança que queremos. E eu quero uma Camboriú mais justa, igualitária e tecnológica. Sei, que o futuro nos trará diversos desafios sociais e econômicos para mudarmos a realidade de nosso município. Mas, com garra e muita dedicação e uma vontade imensurável de mudar me torna apto para essa função. Por isso me coloco à disposição para ser o seu representante na câmara de vereadores. Quem disse que só há um jeito de fazer política?


 

O Portal Visse iniciou uma série de publicações com perguntas e respostas dos candidatos a vereador de Balneário Camboriú e Camboriú.

A reportagem irá disponibilizar um questionário com 7 perguntas sobre o candidato e 10 perguntas para ajudar o eleitor a conhecer a visão sua política e suas propostas para o município.

Para responder as perguntas, o candidato ou sua assessoria deve acessar o link https://forms.gle/h6pUdCeqVE7GU39h6 e preencher o formulário.

  • O material será publicado na íntegra e sem edições.
  • Não será permitido editar o texto depois de enviado.
  • Poderá ser enviado apenas um formulário por candidato.
  • O candidato é responsável pelas informações fornecidas, assegurando que todas as respostas sejam realmente verdadeiras.

As publicações serão feitas em até 24 horas do envio do formulário para a redação.

Comente Abaixo