Fala Candidato – Mariana Dalvesco | PL | Balneário Camboriú

Nome: Mariana Dalvesco
Cidade: Balneário Camboriú
Há quanto tempo você mora na sua cidade? Nascida em Balneário. Moro a 38 anos.
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? 2017 a 2020
Em quantos partidos você já foi filiado? 3 ou mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
ESPORTE – CULTURA – REPRESENTATIVIDADE – TURISMO – TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que: 
Tem que diminuir

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias? 
SIM, ACREDITO QUE A OCUPAÇÃO DO PARLAMENTO POR MENTES NOVAS, POR VOZES NOVAS E ATIVAS É DEMOCRATIZAR O ESPAÇO PÚBLICO, OU SEJA, É DAR VOZ E VEZ A TODOS, AFINAL ESTAMOS FALANDO DA CASA DO POVO, PRECISAMOS DE ROTATIVIDADE SIM, DE REPRESENTATIVIDADE ABRANGENTE, DE PESSOAS COMPROMETIDAS E DEDICADAS AS DEMANDAS DIVERSAS DOS MUNÍCIPES, BEM COMO, DO MUNICÍPIO.

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade? 
ENTENDO QUE A VIDA PÚBLICA TRÁS UMA CARGA E UMA VISIBILIDADE QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM, SEQUER ESTÃO PREPARADAS PARA TAL, ASSIM, ANALISO QUE A DESCREDIBILIDADE POLITICA É FORMADA ANTES MESMO DA OCUPAÇÃO DE UM CARGO, OU SEJA, A POPULAÇÃO ESTÁ OBSERVANDO QUEM SÃO SEUS CANDIDATOS EM TODAS AS SUAS AÇÕES EM SEU DIA A DIA, A CONDUTA É ANTERIOR A VIDA PÚBLICA E ISTO É ALGO QUE NÃO MUDA EM MANDADO, NÃO É UMA FERRAMENTA A SER APLICADA É DE FATO EFETUAR O QUE É OBRIGAÇÃO, É CONDUZIR COM RETIDÃO E HONESTIDADE A FUNÇÃO EM QUE ESTIVER, É SEGUIR PRINCÍPIOS LEGAIS, E AINDA, BUSCAR EM SI CONDUTAS QUE SEJAM ÉTICAS, É ALGO DO PRÓPRIO SER HUMANO, É ALGO QUE SE APRENDE EM CASA, NA ESCOLA, NO DIA A DIA, OU SEJA SER ÉTICA (O) É FAZER O CERTO MESMO QUANDO NÃO HAJA NINGUÉM PARA APLAUDIR, É AGIR COM JUSTIÇA E BUSCAR SEMPRE OS MOTIVOS PLAUSÍVEIS PARA TAL CONDUTA. É ESCLARECER QUE SUAS CRENÇAS (QUAIS QUALQUER QUE SEJAM ELAS) PODEM NÃO SER AS MESMAS DO PRÓXIMO E ESTÁ TUDO BEM, DESDE QUE EXISTA RESPEITO. ENTENDO QUE MUDAR A REALIDADE DO DA FIGURA PÚBLICA COM A POPULAÇÃO É REALIZAR AS OBRIGAÇÕES DO CARGO, É ATENDER AS DEMANDAS QUE SURGEM DA FORMA COMO PODEM DE FATO SER REALIZADAS, É GOSTAR DO QUE FAZ. ACREDITO QUE ASSIM, TEREMOS UMA MUDANÇA DE REALIDADE. AO MEU VER, A MELHOR FORMA DE MUDAR A REALIDADE É EXECUTANDO O TRABALHO COM HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA (INTERAGINDO AINDA MAIS COM A POPULAÇÃO, ESTIMULANDO SUA PARTICIPAÇÃO NA CASA QUE OS REPRESENTA, CHAMANDO-OS A PARTICIPAR E ACOMPANHAR OS MANDATOS) EMPENHO E COMBATIVIDADE.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso? 
DEVEMOS ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR , ESCLARECENDO A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA NO SEU DIA A DIA, DEVEMOS ESTIMULAR A EDUCAÇÃO POLÍTICA (EM NOSSO MUNICÍPIO TEMOS O PROJETO VEREADOR MIRIM, NA UDESC TEMOS UMA DISCIPLINA QUE TRÁS O PROJETO VEREADOR POR UM DIA) ENTENDO QUE DEVEMOS AMPLIAR ESSA EDUCAÇÃO, AUMENTANDO O INTERESSE DESDE A BASE, E ESTIMULAR É SIM GERAR CONHECIMENTO, É TRAZER CONHECIMENTO ( COM IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS DE POLITIZAÇÃO, SEJA ELA OPTATIVA, SEJA ELA COMO INTEGRANTE DE CURRÍCULO, É ESTIMULAR O DEBATE NOS LOCAIS DE ENSINO), É DESPERTAR O INTERESSE PELOS ASSUNTOS LEGISLATIVOS – EXECUTIVOS E ADMINISTRATIVOS DESDE OS PEQUENOS ATÉ OS IDOSOS POIS É NA POPULAÇÃO QUE SE REFLETEM AS AÇÕES. O DESINTERESSE MUITAS VEZES VEM PELA FALTA DE INFORMAÇÃO OU MESMO DE ACESSO E ENTENDO QUE DEVEMOS AMPLIAR E ESTIMULAR COM AÇÕES QUE ESCLAREÇAM, QUE TRAGAM CONHECIMENTO E QUE POSSIBILITEM UM ACESSO SIMPLIFICADO (TEMOS AQUI UMA DEMANDA DA INFORMATIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO E ACESSO A SER DEBATIDA TAMBÉM).

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)? 
ACREDITO QUE A VEREADORA (O) ELEITO DEVA CUMPRIR O SEU MANDATO NA POSIÇÃO EM QUE ELE FOR ELEITO, MAS É SABIDO QUE EXISTEM SITUAÇÕES AONDE ESTA VEREADORA (O) PODE APRESENTAR UMA QUALIFICAÇÃO ESPECIFICA EM DETERMINADA ÁREA ONDE O MUNICÍPIO NAQUELE MOMENTO ESTEJA PRECISANDO DESTE PREPARO/APOIO/ CONHECIMENTO, NESTE CASO DE UMA MANEIRA PROVISÓRIA OU POR UM TEMPO DETERMINADO, NÃO VEJO PROBLEMAS DA MESMA (O) ASSUMIR UMA POSIÇÃO NAQUELA SECRETARIA, AGORA CUMPRIR TODO O SEU MANDATO EM UMA POSIÇÃO DIVERGENTE DA ELETIVA, EU DISCORDO. SE É PARA O BENEFICIO POPULACIONAL, QUE SEJA POR MOTIVO JUSTO, QUE A VEREADORA (O) ASSUMA O PAPEL CONFORME MENCIONEI ANTERIORMENTE.

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
TENHO OBSERVADO A BANALIZAÇÃO DAS MOÇÕES, O QUE FICA TRANSPARENTE É O DIRECIONAMENTO DAS MESMAS A REALIZAÇÃO DE PEQUENOS ATOS, OU DIRECIONADAS A GRUPOS “SELETOS”. NO MEU ENTENDIMENTO DEVEMOS BUSCAR DIRECIONÁ-LAS A GRANDES FEITOS, OU FEITOS QUE IMPACTEM A SOCIEDADE. A MOÇÃO TEM COMO FORÇA, EXPRESSAR O SENTIMENTO DA CASA LEGISLATIVA NÃO DEVE SER BANALIZADA, POIS TRATA OU TRATARÁ DE FATOS QUE ENSEJEM REPÚDIO, APOIO, SOLIDARIEDADE, REPÚDIO, DENTRE OUTROS PERANTE A COMUNIDADE; E BANALIZANDO ACABAMOS POR DEIXAR QUE O VALOR DA MOÇÃO SE PERCA.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)? 
HONESTIDADE – SEGUIR A LEGISLAÇÃO E SEUS PRINCÍPIOS – TER O MINIMO DE CONHECIMENTO SOBRE O MUNICÍPIO, SUAS DEMANDAS – SUAS PARTICULARIDADES, SABER SOBRE AS NECESSIDADES BÁSICAS DA CIDADE, CONHECER A REALIDADE MUNICIPAL. DAR VOZ E VEZ A TODOS. EXERCER A REPRESENTATIVIDADE DE MANEIRA COLETIVA, ABRANGENDO A TODOS OS MUNÍCIPES. ENTENDO QUE ENQUANTO PESSOA PÚBLICA EM FUNÇÃO PÚBLICA DEVE EXISTIR A CONSCIÊNCIA COLETIVA (HUMANIZAR) INDEPENDENTE DE QUAIS SEJAM AS SUAS CRENÇAS, CULTURA E POSICIONAMENTOS (INDIVIDUAIS), VEREADOR É A REPRESENTAÇÃO E A VOZ DA POPULAÇÃO, DEVE PENSAR EM COMUNIDADE.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura? 
NÃO PENSO SE TRATAR DE UM DIREITO, MUITO MENOS UM DEVER OU OBRIGAÇÃO DE UM VEREADOR EFETUAR ESTAS INDICAÇÕES. ENTENDO QUE SE O VEREADOR POSSUIR CONHECIMENTO DE PESSOAS TÉCNICAS, CAPACITADAS, QUE VENHAM A SUPRIR UMA NECESSIDADE DE UM CARGO QUE ESTEJA A DISPOSIÇÃO, PODE ASSIM COMO EM QUALQUER SITUAÇÃO EFETUAR A INDICAÇÃO, PORÉM SEM A OBRIGAÇÃO DE QUE AQUELE CARGO SEJA OCUPADO PELA INDICAÇÃO.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal? 
QUANDO COLOCAMOS A EXPRESSÃO “EU SOU UMA BOA OPÇÃO” PARA O LESGISLATIVO, FALANDO QUE SOU DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ QUE CONHEÇO AS DEMANDAS, QUE VIVENCIO AS POLITICAS MUNICIPAIS DESDE MUITO JOVEM, ALGUÉM VAI FALAR QUE NÃO SOU UMA BOA OPÇÃO, POIS É A MINHA PRIMEIRA CAMPANHA CONCORRENDO. QUANDO EU FALAR QUE É MINHA PRIMEIRA CAMPANHA, ALGUÉM VAI FALAR, MAS É FILHA DO CLAUDIO DALVESCO. SIM, VIVI CAMPANHAS, TENHO UM EXCELENTE EXEMPLO DE CONDUTA EM MINHA VIDA, E APRENDI E AINDA APRENDO COMO SER E SERVIR MELHOR A TODOS OS CIDADÃOS, SIM HONESTIDADE E CONFIANÇA VEM DE BERÇO. QUANDO EU COLOCAR MEU CURRÍCULO E FALAR DA MINHA FORMAÇÃO EM ED. FISICA, MBA GESTÃO DE PROJETOS, QUE JÁ FIZ PARTE DA SECRETÁRIA DE ESPORTES, QUE JÁ FUI SUPERINTENDENTE DE ESPORTES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, (QUE DEFENDO COM MUITA GARRA A BANDEIRA DO ESPORTE, DOS IDOSOS), ALIÁS FUI A PRIMEIRA MULHER A OCUPAR ESTE CARGO NO MUNICÍPIO, ALGUÉM IRÁ CRITICAR POR QUE SOU MULHER. QUANDO CRITICAREM QUE SOU MULHER DIREI QUE DEFENDO A REPRESENTATIVIDADE EFETIVA, A QUALIFICAÇÃO DA CÂMARA E PERMITIR QUE NA FUNÇÃO DE VOZ DO POVO, QUE NINGUÉM SEJA CALADO. ALGUÉM DIRÁ: SERÁ QUE ELA É UMA BOA OPÇÃO? EU DIREI: JÁ LEVANTEI BANDEIRAS IMPORTANTES EM MINHA VIDA, APONTO HOJE ALGUMAS DEMANDAS MUNICIPAIS QUE PRECISAM DE VOZ E VEZ, SENDO ELAS ESPORTE – CULTURA – TURISMO – TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL E REPRESENTATIVIDADE. O QUE ME FAZ UMA BOA OPÇÃO É A VONTADE , COMPROMETIMENTO, INTEGRIDADE, SENSO DE JUSTIÇA E O DESEJO DE UMA BALNEÁRIO CAMBORIÚ MELHOR, CREIO QUE JUNTOS LADO A LADO EU SOU SIM UMA BOA OPÇÃO. SEI QUE FALAR “SOU UMA BOA OPÇÃO” ABRE BRECHAS, NÃO SOU MAIS UMA, QUERO SER A OPÇÃO CERTA, NESTE MOMENTO QUE ALGUNS AINDA ANDAM INCERTOS E DESCRENTES QUE A POLITICA PODE E SERÁ MAIS COMBATIVA E REPRESENTATIVA. SOU UMA BOA OPÇÃO? ACREDITO QUE SIM, E SE VOCÊ ENTENDEU QUE SIM, VAMOS JUNTO LADO A LADO, VOTE 22345,

Comente Abaixo