Fala Candidato – Robson do Idoso | PL | Balneário Camboriú

Nome: Robson do Idoso
Cidade: Balneário Camboriú
Há quanto tempo você mora na sua cidade? 12 anos
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Não
Em quantos partidos você já foi filiado? Apenas 1

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
Segurança, Empregabilidade, Saúde e Mobilidade Urbana mais dignos para com os Idosos de hoje e de amanhã. Dentre outras coisas minhas propostas principais são: A) A instalação de uma Defensoria Pública em Balneário Camboriú que possa atender também os IDOSOS em situação de vulnerabilidade social; B) A instalação de Centros-Dia nos bairros da cidade para atender os Idosos que ficam em casa sem atividades específicas para eles; C) A criação de uma disciplina a ser ministrada na rede municipal de ensino sobre ENVELHECIMENTO ATIVO, com o objetivo de educar os alunos sobre Envelhecimento e Respeito aos Idosos; D)Mobilizar o Setor Privado, o Poder Público e a Comunidade no sentido de abrir oportunidades de trabalho para Idosos e oferecer cursos de empreendedorismo para que pessoas idosas possam adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e terem condições de se inserir no mercado de trabalho.

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que:
Está bom assim

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias? 
Sim, acredito que sim, que a rotatividade de nomes, com novas competências, visão, experiência permitem uma oxigenação do sistema político, o saneamento de vícios e o combate à corrupção.

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade?
Pretendo mudar essa realidade através de uma atuação transparente, voltada para o atendimento a demandas críticas e essenciais para a vida da sociedade. Como advogado atuando na área criminal e especialista em Compliance e Programas de Integridade pretendo combater toda forma de corrupção, incentivando o Poder Público, o Legislativo, o Judiciário e o Setor Privado a pautarem suas atividades pela obediência às Leis e as normas vigentes.

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso? 
A classe política está desacreditada por causa da corrupção e da ineficácia dos agentes políticos no sentido de trabalharem pelo bem do povo. Pretendo mudar isso estimulando grupos de Idosos a participarem da elaboração e acompanhamento das minhas propostas de trabalho. É minha intenção também formar uma Comissão, com a participação de empresários e profissionais liberais idosos, que irá funcionar como um Think Tank – uma usina de ideias – com o objetivo de informar a comunidade e cobrar do Poder Público sua responsabilidade no que diz respeito à ações pertinentes à população de idosos em Balneário Camboriú.

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)?
Penso que vereadores com mandato estão a serviço acima de tudo da sociedade e é natural que busquem a melhor forma de atender as demandas sociais e políticas. E compete aos eleitores ficarem atentos e cobrar coerência, eficiência e competência dos vereadores eleitos.

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
As “Moções” são necessárias à ordem e organização dos procedimentos relativos à manifestações do legislativo municipal. Elas fazem parte de um conjunto de proposituras que vão desde Moções a Requerimentos.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)?
a) Foco nas suas reivindicações; b) Capacidade de articulação de suas propostas perante seus pares na Câmara dos Vereadores; c) Interlocução com líderes comunitários e mobilização do grupo com o qual ele/ela está comprometido de forma mais específica; d )Perseverança na busca dos melhores resultados em prol da sociedade; e) e, finalmente, um bom vereador é aquele que luta e apresenta causas críticas e relevantes para o bem-estar da comunidade, diferentemente daquele que se apresenta com um discurso genérico e indefinido.

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura?
Penso que não convém ao vereador indicar cargos na prefeitura. As melhores práticas de Compliance e de Programas de Integridade indicam que as relações organizações sejam no Setor Privado ou no Setor Público, devem evitar a criação de vínculos outros que comprometam a idoneidade do parlamentar assim como da estrutura governamental.

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal? 
Há mais de 10 anos atuo na defesa dos interesses e direitos do grupo com o qual estou identificado: os idosos. Fui presidente do Conselho Municipal do Idoso de Balneário Camboriú (2009-2011) e conheço a realidade desse segmento em nossa cidade. Sou idoso, vivencio diariamente os desafios enfrentados por esse grupo. Sou usuário do SUS e sei o que os idosos enfrentam para serem atendidos por um especialista: mais de 6 meses aguardando o agendamento com um cardiologista, por exemplo. Nesses últimos 10 anos tenho me especializado em questões envolvendo Envelhecimento Ativo e estou preparado para mobilizar a Comunidade, o Setor Privado e o Poder Público para atuarem de forma convergente e ativa no sentido de encontrar as melhores soluções possíveis para atender os idosos, em suas várias demandas. Atuei no setor privado na área de treinamento e formação de líderes e desenvolvimento estratégico por mais de 20 anos e estou convencido de que temos em nosso município recursos humanos e materiais necessários para prepararmos Balneário Camboriú para cuidarmos dos idosos de hoje e de amanhã com dignidade. Sou advogado atuante na área Criminal e de Família e atendo pessoas, muitas delas pessoas idosas, vítimas de violência de todo tipo. Minhas posições a respeito de questões envolvendo idosos, segurança pública, mobilidade urbana e violência doméstica estão disponíveis em inúmeros artigos publicados no Jornal Página3, ao longo dos últimos 15 meses. Sou autor de 4 livros, um deles sobre a pessoa idosa (O Idoso do Plaza). Resumindo: tenho uma longa experiência atuando na defesa dos interesses dos idosos, tenho uma história de dedicação a eles e de envolvimento com instituições representativas de nossa cidade, tais como Rotary, OAB, ACIBALC, Igrejas e organizações afins, com participação em algumas atividades (palestras e seminários) na Câmara Municipal, Secretaria da Educação e Secretaria da Inclusão Social. Pelas razões acima expostas acredito ser uma boa opção para o legislativo municipal. Para mim é um privilégio e uma honra me colocar à disposição da população de Balneário Camboriú para, pela primeira vez, atuar como vereador. Sou o Robson do Idoso e meu número é 22060.

 


O Portal Visse iniciou uma série de publicações com perguntas e respostas dos candidatos a vereador de Balneário Camboriú e Camboriú.

A reportagem irá disponibilizar um questionário com 7 perguntas sobre o candidato e 10 perguntas para ajudar o eleitor a conhecer a visão sua política e suas propostas para o município.

Para responder as perguntas, o candidato ou sua assessoria deve acessar o link https://forms.gle/h6pUdCeqVE7GU39h6 e preencher o formulário.

O material será publicado na íntegra e sem edições.
Não será permitido editar o texto depois de enviado.
Poderá ser enviado apenas um formulário por candidato.
O candidato é responsável pelas informações fornecidas, assegurando que todas as respostas sejam realmente verdadeiras.
As publicações serão feitas em até 24 horas do envio do formulário para a redação.