Fala Candidato – Vavá | Patriota | Balneário Camboriú

Nome: VAVÁ do Arregadão > A Voz da Comunidade
Cidade: Balneário Camboriú SC
Há quanto tempo você mora na sua cidade? Sempre morei aqui. 40 anos!
Já foi vereador(a) alguma vez? Não
Você já ocupou cargo comissionado no executivo ou na Câmara Municipal? Se sim, que ano? Sim. Fui coordenar de projetos comunitários por 2 meses no ano de 2020.
Em quantos partidos você já foi filiado? 2

PERGUNTAS E RESPOSTAS

01 – Quais as principais bandeiras da sua campanha? 
Sou defensor da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Qualidade na *EDUCAÇÃO* desde os núcleos, com cuidados como qualidade das estruturas físicas, projetos de ensinos lúdicos e zelo com os servidores das escolas, desde o porteiro, zeladoras, faxineiros, cozinheiras, professoras até diretoras… No *ESPORTE* levar maior incentivo público as mais diversas modalidades, tanto amadoras quanto profissionais e veteranos, possibilitando assim um “NORTE” aos nossos cidadãos que os afastem do ostracismo e da marginalidade. Na *SAÚDE* redigi o projeto “REMÉDIO EM CASA” e apresentei ao poder público para que fosse implantado. Hoje nossos idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e moradores de áreas mais remotas, podem contar com este atendimento! Saúde é primordial e deve ser priorizada sempre! Na área de *SEGURANÇA* como membro do CONSEG SUL, atuei na implementação do projeto REDE DE VIZINHOS e na instalação da BASE COMUNITÁRIA de Polícia Militar na praça da Barra. Também sou autor de projetos de Contraturno Escolar para ocupação de nossos jovens afastando-os do caminho das drogas e do tráfico que destrói tantas famílias. Para manutenção de *EMPREGOS* criei ações regionalizadas de fortalecimento do comércio local, criando grupos de promoções, auxiliando no marketing, elaborando estratégias para os comerciantes fomentarem seus negócios. Apóio grandes empreendimentos que querem investir em nossa cidade, como é o caso do BC PORT que irá gerar milhares de novas vagas de empregos!

02 – Temos hoje na Câmara Municipal 19 cadeiras (BC) e 15 cadeiras (Camboriú). Sobre este número, você acha que: 
Está bom assim

03 – Você acredita que a rotatividade de nomes no parlamento é importante para a democratização de ideias? 
Sou totalmente a favor da rotatividade. A administração pública não é uma empresa privada onde certa família se perpetua no poder! Acredito que com o fim da reeleição ou até com a limitação de mandatos, os políticos terão que mostrar trabalho para alcançarem cargos maiores, acabando assim com o vício do trabalho apenas para manutenção do “poder atual”.

04 – A figura política, de um modo geral, está em descrédito com a população. Como você pretender, dentro do seu mandato, mudar essa realidade? 
Continuando próximo a população! Ouvindo seus anseios e lutando pelo bem coletivo! Tem que ser bom para a maioria e nunca por interesses particulares deste, daquele ou próprio! A imagem queimada da figura política, só se muda com trabalho constante! Um belo exemplo é o prefeito de Colatina! Ele provou que é possível ser um bom político!

05 – A participação da população no dia a dia do legislativo é baixa. Vemos isso na pequena quantidade de pessoas que acompanham as sessões plenárias das Câmaras tanto presencialmente quanto pela internet. A que você atribui esse desinteresse da população e como pretende mudar isso?
A centralização em um único local, o “juridiquez” das sessões e a falta de maior divulgação dos projetos em votação. Sempre afirmei que meu gabinete será nos bairros! Tanto um fixo na Regiao Sul de BC quanto um móvel por todos os bairros! Se eu vou até a casa do eleitor pedir seu voto, porque na hora que ele precisa de mim ele tem que me procurar no “cafundó do brejo”? Câmara Itinerante para votações. Acredito que se há um projeto em votação que interessa muito a população de certa região essa proposta e votação tem que ser acompanhada por quem será diretamente atingindo ou beneficiado!

06 – Qual a sua opinião sobre vereadores com mandato ativo assumirem secretarias no executivo municipal ou concorrerem a mandatos eletivos como deputado(a)?
Proponho uma lei que impeça o vereador de assumir o cargo novamente. Se o vereador acredita ser melhor mudar de função, que o faça como bem entender, mas que esteja ciente que não poderá retornar ao cargo para o qual foi eleito e abriu mão!

07 – Qual sua opinião sobre as chamadas “Moções” que são concedidas pelo legislativo municipal? 
Tem que haver tanto um limite quanto uma data específica durante o mandato. O vereador deve estar focado em ações mais importantes e pertinentes.

08 – Na sua opinião, quais as principais características de um bom vereador(a)?
Ser realmente um representante da população! É preciso estar conectado ao povo para entender suas necessidades e atender seus anseios! Uma pessoa que escolhe ser pública e servidora, deve estar preparado para abdicar de seu tempo em detrimento do próximo. Se não for para atender e servir ao povo, nem se apresentem!

09 – Você acha que o vereador(a) da base do governo municipal tem o direito de indicar cargos na prefeitura? 
A administração pública não pode ser loteada como se privada fosse! O executivo não deve atender esses pedidos e nem o legislativo tem poder para fazê-lo! Ir por esse caminho é manter o sistema funcionando por interesses próprios e fadar a gestão pública ao fracasso!

10 – Explique para o eleitor: O que faz de você uma boa opção para o Legislativo Municipal?
Há muito tempo que desenvolvo um trabalho comunitário de garantia de direitos e fiscalização dos poderes. Luto com afinco por nosso povo! Sou acadêmico de Administração Pública na UDESC e percebi que se queremos mudança, temos que fazer parte da mudança! Sou Povão! Sou Renovação! Sou o VAVÁ do Arregadão! 5️⃣1️⃣0️⃣0️⃣7️⃣🇧🇷 JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Comente Abaixo