Figue sai na frente na primeira fase do Mundial de Surf Adaptado

Elias “Figue” Diel, surfista de Balneário Camboriú, teve ótimo desempenho na primeira fase do Mundial de Surf Adaptado, em San Diego, na Califórnia. Figue está categoria AS-VI, para atletas com deficiência visual. Às 16h30 dessa sexta-feira (14), o surfista de BC entra no mar novamente na segunda fase. Em sua bateria, competem também Pablo Martinez da Argentina e Marta Jordao Paco, de Portugal.

Na primeira bateria disputada na tarde de quinta-feira (13), ele ficou em primeiro lugar com média de 8,6. Ao todo na competição, são quatro baterias com 13 participantes. Na primeira fase, ficou com a segunda melhor nota atrás apenas do francês Gwendal du Fretay.

No sábado (15), acontecem as semifinais, com oito classificados e no domingo (16), a grande final, com quatro atletas na disputa. Ele viaja com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC).

É possível acompanhar a competição ao vivo pelo link https://isasurf.org/adaptive/2018/en/live/.

Trajetória no Mundial

O surfista disputa o Mundial pela terceira vez e já conquistou duas pratas na sua categoria. Ele também integra a delegação da Seleção Brasileira que foi campeã por equipes em 2016 e 2017 e busca o tricampeonato novamente.

O maior objetivo do Mundial, que está na sua quarta edição, é a inclusão da modalidade em futuras edições das Paraolímpiadas, com foco na edição de 2028, em Los Angeles.