Fucam apresenta ações de defesa animal durante audiência pública

Publicidade

Membros da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) participaram da audiência pública sobre os direitos dos animais, promovida pela Câmara de Vereadores na noite de quarta-feira, dia 19. A presidente Liara Rotta Padilha Schetinger apresentou as iniciativas do Município relacionadas à causa – os trabalhos do Programa Tatu de Educação Socioambiental, por exemplo. O evento contou com a participação de organizações, protetores voluntários e representantes de outras entidades.

“O crescimento da população animal é oriundo do desconhecimento e da negligência da sociedade. Cabe ao Poder Público e as associações entrarem em consenso para adotar medidas de sensibilização e promoção de cuidados, como forma de mitigar esse tipo de situação e orientar a comunidade”, compartilha o diretor de Educação Ambiental, Parques e Reservas do município, Rodrigo Snege.
A Fucam oferta castrações de cães e gatos, com até 20 quilos, gratuitamente para a comunidade. Desde 2017, a equipe já realizou 1.559 atendimentos e esterilizou 1.419 animais. Moradores dos bairros Taboleiro, Monte Alegre, Centro e São Francisco de Assis foram os que mais procuraram pelo serviço. Aos protetores voluntários, o Município concedeu 517 procedimentos. “Suspendemos os trabalhos por tempo determinado, após a confirmação de fraudes. As castrações sociais retornarão em outubro, provavelmente, com o auxílio do cadastro em programas de assistência social”, explica Liara.
Outra ação apresentada na audiência foi o projeto – ainda em fase de testes – de veterinário itinerante, que percorre os bairros do município. No veículo, um profissional repassa orientações gerais e realiza atendimentos clínicos de pequenas causas. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado. Quanto a denúncias, a Fucam atendeu, só este ano, 84 queixas de maus-tratos contra animais.
Políticas públicas
Em fala, a presidente da Fundação do Meio Ambiente apresentou um projeto de política municipal de defesa animal, que irá tratar inúmeros fatores relacionados ao tema principal. “A maioria das ações elencadas pela plenária já estavam na minuta. Os resultados da audiência são positivos. O encontro proporcionou subsídios para continuarmos os trabalhos e estreitarmos ações conjuntas”, compartilha Liara, que também propôs a criação de um conselho específico para o tema.
Amigo Pet
Uma das novidades da Fucam, para 2019, é o projeto Amigo Pet, ofertado em parceria com a Secretaria de Saúde. A ação consiste no cadastro de moradores e/ou organizações, por meio das agentes comunitárias de saúde, como lares temporários – até a adoção dos animais recolhidos das ruas. “É uma forma simbólica de reconhecermos o trabalho feito pelos protetores voluntários no município”, finaliza Liara.
Publicidade