Fucam divulga programação da Semana do Meio Ambiente em Camboriú

A Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam) programou uma série de atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente reunindo e compartilhando informações com a comunidade. A programação começa na segunda-feira com uma expedição conjunta entre Fucam e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário pelo Rio Camboriú. No dia 6, terá oficinas e atendimento na Praça das Figueiras. Na quarta-feira, dia 7, ações no interior do Município, na rótula entre Braço e Macacos. A Praça Humberto Sehnem, em frente ao CAIC, receberá as atividades no dia 8. A Semana encerra com uma palestra sobre Licenciamento Ambiental no auditório da Prefeitura, na sexta-feira, dia 9, a partir das 18h30min.

O objetivo da palestra é esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades potencialmente poluidoras na cidade, conforme explica a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger: “Vamos explicar as principais leis e resoluções ambientais, as fases do licenciamento, quais são os documentos emitidos e estudos necessários”. O público-alvo são os representantes de órgãos públicos, empreendedores, empresários, consultores, profissionais autônomos e estudantes interessados.

As atividades no Centro, área rural e Monte Alegre vão das 13h às 18 horas e contarão com atendimento da Fucam à comunidade, blitz informativa ambiental e coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. Na Praça das Figueiras, ainda haverá oficinas de sabão caseiro e a Mostra Tela Verde. “O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental e do Ministério do Meio Ambiente, realizada em parceria com o Ministério da Cultura. São produções audiovisuais independentes com conteúdo socioambiental que trouxemos para Camboriú”, explica Liara.

Na rótula entre Braço e Macacos, interior da cidade, também haverá distribuição de mudas e apresentação do Projeto Produtor de Águas, que busca preservar os recursos hídricos de Camboriú.  Outra atividade diferenciada, realizada no Monte Alegre durante a tarde do dia 8, será a orientação à população sobre saúde e bem estar animal.

O objetivo da Fucam é aproveitar a semana para reunir atenção e interesse em torno da preservação dos recursos naturais no Município. “Estamos fiscalizando as infrações ambientais com seriedade. É fundamental que a população aprenda não só a cuidar dos nossos recursos hídricos, solo e vegetação, mas que também tenha informação sobre as leis ambientais para saber como agir e assim colaborar com o desenvolvimento sustentável de Camboriú. Toda a comunidade é convidada a participar”, reforça a presidente da Fundação.

Expedição pelos olhos do Rio Camboriú

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho que, neste ano, cairá numa segunda-feira de feriado municipal em Camboriú. Na data, Fucam e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú farão uma expedição pelos olhos do Rio Camboriú para avaliar, conjuntamente, suas condições e pontos de degradação. A presidente da Fucam explica que a parceria é uma das ações resultantes do Pacto pelo Rio Camboriú, firmado entre as duas cidades no Dia Mundial da Água, em 22 de março.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente em Camboriú:

05/06 – Rio Camboriú

– Expedição conjunta entre Fucam e Secretaria de Meio Ambiente de BC para mapear pontos de degradação

06/06 – Praça das Figueiras – 13h às 18h

– Blitz informativa ambiental

– Oficina de sabão caseiro

– Coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado

– Orientações sobre fiscalização e crime ambiental com atendimento à comunidade

– Mostra Tela Verde com os agentes ambientais

07/06 – Rótula Braço/Macacos – 13h às 18h

– Blitz informativa ambiental

– Coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado

– Orientações sobre fiscalização e crime ambiental com atendimento à comunidade

– Apresentação do Projeto Produtor de Águas

– Distribuição de mudas

08/06 – Praça em frente ao CAIC – 13h às 18h

– Blitz informativa ambiental

– Coleta de Lixo eletrônico e óleo de cozinha usado

– Orientações sobre fiscalização e crime ambiental com atendimento à comunidade

– Orientações sobre saúde e bem estar animal

09/06 – Auditório da Prefeitura – 18h30min

– Palestra sobre Licenciamento Ambiental em Camboriú

 

Crédito da foto: Gustavo Zonta