Na manhã desta sexta-feira, 30/6, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu, oito mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí.
Entre os locais onde aconteceu a operação, está a casa e o gabinete do vereador Fábio Negão, parlamentar da Câmara de Vereadores de Itajaí.
As investigações, que tramitam em sigilo, apontam para o suposto envolvimento de um agente público de Itajaí, além de servidores públicos e particulares, na prática de concussão – crime que consiste na exigência, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, algum tipo de vantagem indevida – e fraude em contrato público.
Os fatos estão sendo apurados em procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado na 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, que visa apurar a ocorrência de crimes contra a administração pública.
As suspeitas recaem sobre a possível participação do vereador em um esquema de “rachadinha” salarial, além de desvios de recursos relacionados a um projeto social que ele supervisiona.
Até o momento, o Ministério Público não se pronunciou sobre a operação e tanto o partido político PL quanto a Câmara de Vereadores de Itajaí não emitiram declarações a respeito do assunto. Em comunicado oficial, a Câmara de Vereadores afirmou:
“O Poder Legislativo de Itajaí ressalta que está à disposição das autoridades competentes e colaborará integralmente fornecendo todas as informações e documentos necessários para auxiliar nas investigações”.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com atuação especial no combate às organizações criminosas e outros crimes associados ou de maior complexidade.