No sábado (16), por volta das 16h, uma guarnição da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo nas proximidades da Igreja Santa Inês quando avistou um trio suspeito circulando perto dos veículos, observando o interior dos carros. Ao notar a presença da guarnição, o grupo alterou a direção e se dirigiu ao ponto de ônibus.
Diante dessa situação, os agentes procederam com a abordagem nas imediações do ponto. Durante a consulta nominal, um dos homens forneceu informações pessoais incorretas repetidamente. Por meio da Central de Operações 153, os agentes identificaram que ele, de 34 anos e natural de Pernambuco, tinha um Mandado de Prisão em aberto por homicídio. O foragido foi levado à Delegacia para os devidos procedimentos legais e, posteriormente, ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.
No dia seguinte, domingo (17), às 14h11, a guarnição de capturas estava em ronda pelo Bairro da Barra, quando avistou um veículo Ford Focus preto. A equipe já sabia que o proprietário do veículo possuía um mandado de prisão em aberto. Após confirmar a situação e verificar o condutor, foi dada ordem de parada.
A consulta do veículo não apresentou irregularidades, mas a verificação nominal confirmou que o condutor era a pessoa procurada pela justiça. O mandado havia sido expedido pela Vara de Execuções Penais de Porto Alegre, referente à Lei 10.826, art. 16 (posse e comercialização de armas de fogo e munição). Questionado sobre sua situação, o homem de 34 anos, alegou não ter ciência de que estava sendo procurado. Diante dos fatos, a voz de prisão foi dada ao condutor, que foi então encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.